Há anos na mira de ONGs, de ativistas e do Governo argentino, o Zoológico de Luján foi fechado. Já sem atividades por conta da pandemia, o local não poderá voltar às suas antigas práticas, dentre as quais permitia que visitantes interagissem fisicamente com leões, tigres e outros animais. O anúncio foi feito no último dia 14 pelo Ministério de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Argentina.
Além do fechamento, o ministério irá apresentar denúncia contra o zoológico à Justiça Federal de Mercedes, província de Buenos Aires para que “investiguem as irregularidades manifestadas por visitantes e vizinhos de Luján [zoo], através das redes sociais, em relação aos supostos maus-tratos e desaparição de animais no local”, esclarece nota publicada pelo governo argentino no último dia 9, quando deu prazo de dez dias improrrogáveis para que a instituição regularizasse sua situação.
Após a resolução, não cumprimento das regras e agressões sofridas pelos inspetores do ministério por “supostos empregados do lugar” a Brigada de Controle Ambiental (BCA) fechou na manhã do dia 14, o Zoológico de Luján.
A medida que fecha totalmente o estabelecimento obriga o zoológico a apresentar um programa de reconversão e a informar todo seu inventário de fauna a garantir o bem-estar e alimentação dos animais. Além disso deverá apresentar informações sobre a marcação das espécies e rastreamento por satélite de todos os animais “tendo em vista as inúmeras denúncias de mortes e comércio ilegal”, informa outra nota do governo argentino.
Segundo a publicação, o objetivo das ações é garantir o bem-estar dos animais e “transformar um zoológico construído com concepções ultrapassadas em um santuário com as melhores condições para a preservação da vida selvagem”.
A imagem (da home e) que traz até este post é de Divulgação/Governo argentino.
Estive em Buenos Aires com meu marido em 2014 e não quis conhecer esse lugar> Tenho um filho biólogo, que me falou que eles dopavam animais. Fiquei horrorizada! Não gosto nem de zoológicos!
não devia nem ter ido
muitos usam a “curiosidade” como desculpa para ir
Amei♥️conheci esse maldito lugar,quase arrumei uma briga.
Os animais são dopados e ainda tinha turista que achava o máximo