Voos devem ser com uso de máscaras e sem serviço de bordo

Esta semana a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicou novas medidas sanitárias para a aviação civil brasileira. Dentre as regras estão o uso obrigatórido de máscaras pelos passageiros e funcionários durante toda a viagem e a recomendação da suspensão do serviço de bordo nos voos nacionais.
Segundo texto divulgado pela Secretaria de Comunicação da ANAC, a “atualização do protocolo sanitário foi publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e vem sendo implementada no setor pelo Grupo de Trabalho coordenado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) a pedido do Ministério de Infraestrutura, trazendo mais segurança para todos que ainda precisam se deslocar no atual cenário de pandemia de Covid-19.”
Segundo a ANAC as aeronaves contam com um sistema de filtro de ar HEPA, que captura 99,7% de partículas ao promover a renovação do ar nos aviões a cada 3 minutos. “Atualmente, todas as aeronaves da frota das empresas brasileiras contam com essa tecnologia”, reforça.

aviaosilhueta dominik scythe unsplash
Foto: Dominik Scythe/Unsplash.

As orientações atuais que já estipulam por exemplo, o distanciamento de pessoas em aeroportos e a limpeza de aeroportos e aeronaves, seguem vigentes. Fazem parte do novo protocolo medidas como:
“- Utilização de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) por trabalhadores e servidores públicos, conforme a situação;
– Incentivo as campanhas de comunicação visando a prevenção e combate ao Covid-19;
– Divulgação de avisos sonoros nos voos, áreas de embarque e desembarque nacionais e internacionais;
– Distanciamento de 2 metros entre pessoas no aeroporto;
– Desestímulo a aglomerações nas praças de alimentação de aeroportos e em espaços de check-in de embarque e, especialmente, desembarque dentro das aeronaves;
– Uso de máscara por passageiros e funcionários em geral;
– Desinfecção de toda a área de movimentação de passageiros, pontes de embarque, aeronaves, ônibus e demais espaç​os de uso comum;
– Organização criteriosa do procedimento de embarque de passageiros e especialmente desembarque da aeronave até o solo, orientando para que os passageiros permaneçam sentados na aeronave no pouso e informados que o desembarque será realizado por filas, iniciando pelos assentos situados mais à frente da aeronave;
– Recomendada a suspensão do serviço de bordo nos voos nacionais. No caso de manutenção desse serviço, priorizar alimentos e bebidas em embalagens individuais, higienizadas antes do serviço. Nos voos internacionais, deve ser priorizado alimentos e bebidas em embalagens individuais, higienizadas antes do serviço.”

Com informações da ANAC.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário