Tá certo que o Rio é repleto de cantinhos e cada um com uma vista mais bonita que a outra, pegando os melhores ângulos da cidade, mas particularmente há uma que se destaca entre todas elas: a Pedra Bonita.
O nome não é a toa, e a localização é perfeita e a vista é privilegiada pois de um lado se vê a vasta zona oeste, de outro as as curvas da zona sul e de frente a exuberante pedra da Gávea com o marzão ao fundo, sem contar que tudo praticamente de dentro da floresta da Tijuca.
Outro fator que faz a Pedra Bonita uma das trilhas mais procuradas da cidade é a dimensão de seu topo. É possível caminhar por toda a pedra e escolher um cantinho só pra você.
A trilha não requer muito esforço físico, mas é bom ter o mínimo de preparo para não ter surpresas durante a subida de aproximadamente 30 a 40 minutos de caminhada pela mata.
Todo esforço é recompensado pelo visual de seus quase 700 de altitude.
Como chegar
A pedra está localizada dentro do Parque Nacional da Tijuca, entre os bairros de São Conrado e Barra da Tijuca.
Pra quem chega pelo litoral (zona sul ou zona oeste) a melhor forma é subir pela Estrada das Canoas e pra quem vem da Zona Norte, o acesso é feito Alto da Boa Vista. Ambos os caminhos são sinalizados, indicando o atrativo, e o ponto de referência é a Rampa de Vôo Livre. Até ali é possível chegar de carro e estacionar ali mesmo, porém há limitações de vagas e deve ter atenção aos finais de semana que o local costuma ficar cheio.
Ao lado do estacionamento, há uma espécie de guarita onde é obrigatório assinar um termo informando o número de pessoas acessando a trilha.
Tudo é bem sinalizado.
Veja alguns itens que recomendamos levar em seu passeio
– Garrafa de água
– Lanche leve
– Tênis confortável ou botas
– Mochila
– Máquina fotográfica
Quer acompanhar os rolés da galera do Eco Durismo? Siga