Viajando pela Indonésia além de Bali

É com muita frequência que ouvimos alguém, ao se referir à uma viagem pelo sudeste asiático, dizendo que irá visitar Bali. Não é muito comum que brasileiros visitem a Indonésia, mas sim Bali. E facilmente as pessoas podem ficar 3 semanas por lá!

Não conheci Bali, mas por todas as fotos e relatos que já li a respeito, é sem dúvida, um destino incrível para ser visitado. E acho que vale a pena sim, passar um bom período por lá, aparentemente há atrações suficientes para te manter ocupado por um bom tempo.

Eu ainda voltarei pra Indonésia para visitar Bali com certeza. Mas o ponto aqui é que a Indonésia tem outras ilhas incríveis para serem visitadas. E por que não começamos a experimentar esses outros locais maravilhosos?

O que mais a Indonésia tem a oferecer?

Acabo de voltar de uma viagem pela Indonésia de quase um mês. Durante esse período, passei uma única noite em Bali e foquei todo o meu tempo restante em lugares um pouco mais desconhecidos, principalmente por brasileiros, mas que me encantaram completamente.

Eu visitei nesse período as ilhas de Wakatobi, Flores (cidade de Moni – para visitar o Monte Kelimutu e Labuan Bajo – região onde os dragões de Komodo são encontrados), Lombok (incluindo uma escalada ao Monte Rinjani) e Java (a cidade de Yogyakarta).

Esses foram os destinos que selecionei por encaixarem no meu roteiro dentre muitos que me chamaram a atenção. Outros lugares que estavam na minha lista, mas não puderam ser visitados agora eram Borneu, Raja Ampat, Papua e Manado, além de alguns outros vulcões como o Tambora, Ijen e Bromo!

Fora os destinos que nem tinham entrado na minha lista no começo, mas que depois de algumas semanas num lugar tão gostoso e com pessoas tão agradáveis, já estão pipocando na minha mente!

Indonésia realmente é um lugar que você deve visitar.

Vou falar um pouquinho sobre cada lugar que visitei na Indonésia.

Wakatobi

Wakatobi

Nosso primeiro destino e já fomos super bem recebidos. Apesar de ser bem longe e termos pego 3 voos a partir de Bali para chegarmos lá. Wakatobi é um parque nacional e o nome é formado pelas iniciais das 4 ilhas que compõem o parque: Wangi-Wangi, Kaledupa, Tomia e Binoko.

Ficamos lá 4 dias, mas uma semana teria sido o ideal para conhecermos todas ilhas e aproveitarmos com mergulhos, praias e relaxamento. O lugar é um verdadeiro paraíso para mergulho. Os corais são incrivelmente coloridos e é ainda muito preservado.

Durante nosso período lá, encontramos somente mais um casal de turistas. O oceano era só nosso!

Conhecemos Wangi-Wangi e Tomia e, definitivamente, quero conhecer as outras ilhas!

Flores – Moni

Flores – Moni

A ilha de Flores é muito grande é possível passar mais de um mês lá com tranquilidade. Viajando por terra, visitando comunidades locais, lindas praias, campos de arroz e muitas trilhas dentre a floresta.

Nós viajamos para Moni porque queríamos visitar o Monte Kelimutu, um vulcão que possui em sua cratera 3 lagos de cores diferentes. O mais interessante é que a cor dos lagos muda constantemente devido a todos os minerais e processos químicos que ocorrem ali.

Quando fomos, um dos lagos estava azul, outro verde e o outro preto. Mas vi uma foto dos lagos em 2006, e as cores eram azul, vermelho e branco.

Flores – Labuan Bajo

Flores – Labuan Bajo

Na ilha de Flores, a cidade de Labuan Bajo é a cidade base para quem quer visitar os incríveis dragões de Komodo que habitam a ilha de Komodo e Rinca.

A cidade é pequena e ainda com pouca infraestrutura e não tem muito a oferecer. É necessário escolher sua atividade preferida e fechar os passeios com as agências.

Ali, nós optamos por mergulhar novamente! O que foi simplesmente incrível! Vimos arraias enormes e muitas tartarugas!

E para o passeio entre as outras ilhas, optamos por fechar uma viagem de barco que nos levaria até Lombok e íamos parando em várias ilhas no caminho, inclusive a de Komodo e a Padar, que tem uma incrível vista!

A viagem de barco levou 4 dias e, nesse período, conseguimos visitar várias ilhas, fazer snorkeling e nadar em um mar de água cristalina e verde!

Lombok – Monte Rinjani

Lombok - Monte Rinjani

A Ilha de Lombok é mais turística, por ser bem perto de Bali. Ainda assim, a grande maioria dos turistas que visita Lombok, vai direto para as Ilhas Gili (que também não conheci).

Chegando em Lombok, fomos diretamente para a pequena cidade de Senaru (estava em todos os jornais recentemente por ter sido um dos principais alvos dos últimos terremotos que aconteceram na Indonésia em julho/agosto de 2018), para a subida do Monte Rinjani, considerado o vulcão mais difícil de subir da Indonésia.

A subida realmente é difícil e foram 3 dias muito pesados nessa empreitada. Mas conquistamos o cume e orgulho de não termos desistido! Apesar do parque estar temporariamente fechado agora, eu ainda recomendo para todos aqueles que gostam de um pouco de aventura. É uma viagem e tanto.

Também visitamos as principais praias de água cristalina e areia super branca de Lombok! Só posso dizer que as fotos refletem a realidade!

Java – Yogyakarta

Java – Yogyakarta

Nossa última parada na Indonésia foi em Yogyakarta! Cidade que guarda um dos templos budistas mais famosos de todo o mundo, o Borobudur!

A visita a esse templo é quase que obrigação para qualquer viajante que goste um pouco de história e cultura religiosa! É realmente impressionante!

Existem ainda muitos outros templos em Yogyakarta, além de muitas outras atrações, como templos e cavernas subterrâneas, cachoeiras e mais! Se tiver tempo, dedique uns 5 dias para essa cidade! Para a Ilha de Java, pode dedicar muito mais, porque coisas incríveis para serem vistas na Indonésia é o que não falta.

Informações detalhadas de cada um desses lugares e de como o itinerário dessa viagem foi organizado, incluindo todos os custos, podem ser encontrados no nosso post bem detalhado sobre a Indonésia!

Entrem em contato com o Mochilão a Dois pelo nosso Facebook, Instagram ou pelo nosso email!

1 comentário em “Viajando pela Indonésia além de Bali”

Deixe um comentário