No último dia 25, o Conselho de Turismo do Cazaquistão publicou seu mais novo vídeo promocional. Rendendo-se ao que se transformou em ícone pop Borat, o novo slogan do país é “Very nice” (muito bom, muito agradável), irônica e conhecida frase do jornalista fictício Borat Sagdiyev, que em 2006 causou indignação por lá quando do lançamento de “Borat: Cultural Learnings of America for Make Benefit Glourious Nation of Kazakhstan“.
De acordo com o Lonely Planet, autoridades cazaques chegaram a publicar anúncios em jornais americanos contestando algumas afirmações feitas na história criada e interpretada pelo ator, roteirista, produtor e comediante britânico, Sacha Baron Cohen. O Cazaquistão ameaçou processar o artista que em comunicado disse que aquela era “uma comédia, e o Cazaquistão do filme não tem nada a ver com o país real. O verdadeiro é um belo país com uma sociedade moderna e orgulhosa – o oposto da versão de Borat”.
“A natureza do Cazaquistão é muito agradável; sua comida é muito boa; e seu povo, apesar das piadas de Borat ao contrário, é um dos mais legais do mundo. Gostaríamos que todos experimentassem o Cazaquistão por si próprios visitando nosso país em 2021 e depois, para que pudessem ver que a terra natal de Borat é mais agradável do que podem ter ouvido.”, disse o vice-presidente do Conselho de Turismo do Cazaquistão, Kairat Sadvakassov, à publicação.
Veja o vídeo:
“Novo Borat”
O vídeo lançado pelo Turismo cazaque aproveita o lançamento do “Borat: subsequent moviefilm” (ou no Brasil, “Fita de Cinema seguinte de Borat”), disponível somente em streaming, no Prime Video (aqui).
Veja o trailer a seguir:
Para mais informações sobre turismo no Cazaquistão acesse o https://kazakhstan.travel/