Por ‘Por la carretera’*
O Tempo é Relativo
Hoje é um dia muito especial aqui pra Carretera.
Dia que completamos 365 dias de vida nômade pelas Américas. 8.760 horas, ou melhor: 525.600 minutos. Aqui, nesse mundo meio paralelo que vivemos, acredito que medir o tempo em minutos acaba sendo mais próximo da nossa realidade. Porque os minutos contém neles a dimensão maluca do tempo que nós temos experimentado aqui e assim fica mais fácil de tentar explicar a nossa sensação. Eles tem a habilidade de mostrar mais facilmente a relatividade. São muitos e ao mesmo tempo são tão curtos! Voam e se demoram. E assim tem sido a nossa experiência com o tempo… O dia demora a passar tantas vezes, mas quando olhamos pra trás, parece que recém saímos da casa dos nossos amigos queridos em San Clemente/CA pra iniciar essa jornada. E que jornada!!!
É difícil explicar os aprendizados, os desafios, eleger melhores momentos ou lugares… Tudo parece vir tão misturado! Para dar uma explanada da nossa experiência, o plano inicial ao sairmos do Brasil era viajar 1 ano, da Califórnia a Patagônia. E só. (E já parecia muito). E de 1 ano, já estamos a 1 ano e 5 meses fora da nossa terra natal, e nem cruzamos pra América do Sul ainda, ou seja, falta um pouco mais da metade do caminho, se o medirmos em Km. Só que acreditem, uma road trip não se mede em Km. O nosso tempo não está vinculado a distância, mas ao ‘desfrutar’ que cada local nos oferece. E isso envolve tantos aspectos sutis… pessoas, previsão do tempo, custo, adaptação, humor, paisagem, camping, muriçocas!…
Até agora nossa trip se resume a 5 meses nos EUA, 5 meses no México, e vamos fechar 5 meses de América Central (pura coincidência esses números, mas eu adorei esse quê cabalístico) e ainda tivemos 2 meses no Canadá como um Plus, tipo férias de inverno, pra não deixar nenhum país na costa do Pacífico de fora das nossas pegadas!E vá pegadas nesse intervalo! E vá experiências!
Texto: Caína Giordani, a Cá.
*Os porto-alegrenses Cá e Lú estão vivendo viajando de carro e acampando pelas Américas.
No dia 04 de janeiro de 2018 eles completaram um ano de vida nômade na estrada, ou “Por la Carretera”, uma experiência que os tem transformado e tocado.
Confira belas imagens e acompanhe um pouco desta história no site e na página deles no Facebook.