Um dos maiores desafios da Uber é a segurança. No último dia 6, a empresa anunciou ferramentas que pretendem melhorar este quesito tanto para passageiros quanto para motoristas.
Dentre as principais ferramentas que devem ser lançadas nos próximo meses estão a opção de motorista ou passageiro gravarem uma conversa ao longo do percurso, caso não se sintam confortáveis e enviar a gravação à Uber. Outra opção, em situação de risco ou emergência, acionar a Polícia via o botão ‘Ligar para a Polícia’ que deve ser integrado com forças policias da região, com compartilhamento automático da localização em algumas regiões.
Para evitar que outra pessoa utilize o cadastro de um motorista, a Uber fará o aprimoramento do recurso de selfie que pedirá ao motorista ao início de uma viagem e ao longo do dia, uma selfie em tempo real (pedindo movimentos) para confirmar se ele(a) é a pessoa que consta no sistema.
Confira abaixo detalhes das ferramentas anunciadas pelo Uber no evento ‘Uber Destino 2019’, o primeiro da empresa na América Latina:
Gravação de áudio
Motoristas parceiros e usuários passam a ter opção de gravar o áudio de uma viagem por meio de um botão na Central de Segurança do app, antes ou durante a viagem, em algumas regiões. Concluída a viagem, se desejarem informar algum problema, podem também encaminhar o arquivo de áudio para a Uber. O conteúdo, criptografado, fica armazenado no telefone de quem efetuar a gravação, mas só a Uber tem acesso – se o arquivo for compartilhado com a empresa. O arquivo enviado ao suporte em caso de necessidade pode ser utilizado em investigações ou compartilhado com as autoridades, nos termos da lei.
Doc Scan
Com o objetivo de prevenir que pessoas mal intencionadas usem o aplicativo, a Uber começa a implementar um projeto-piloto do Doc Scan no Chile. Por meio dele, usuários que não adicionarem meios de pagamento digitais no cadastro ou antes de realizar uma viagem serão solicitados a submeter um documento de identificação, que terá dados e autenticidade verificados. O recurso chega ao Brasil no primeiro trimestre de 2020.
Selfie com movimento
Além da selfie que os motoristas já fazem de tempos em tempos para ficar online, o recurso para verificação de identidade do motorista em tempo real passa a solicitar que alguns movimentos sejam realizados – como piscar, sorrir, virar o rosto. Isso trará mais uma camada de segurança e permitirá verificar que o motorista é aquele que se cadastrou no aplicativo. É uma ferramenta voltada à prevenção de fraudes e à proteção da integridade da conta dos motoristas parceiros.
Checagem de rota
Potencializando o poder do GPS e de outros sensores no smartphone, a Uber pode identificar e sinalizar eventos raros, como uma parada longa e não prevista na rota. Se uma parada não prevista for sinalizada, a Uber pode iniciar uma checagem e enviar uma mensagem para o motorista parceiro e o usuário perguntando se é necessário algum suporte, direcionando-o às ferramentas de segurança que podem ajudá-los a obter o apoio necessário. É um primeiro passo em oferecer proativamente suporte aos usuários e motoristas durante uma viagem.
Verifique sua viagem: senha, ultrassom
Um avanço na ferramenta que recomenda ao usuário conferir as informações para ter certeza de que está entrando no carro certo. O usuário poderá optar por receber uma senha de quatro dígitos, que deve ser dita ao motorista para que ele consiga iniciar a viagem no aplicativo. Além disso, a Uber anunciou que está trabalhando com tecnologias avançadas que usam ultrassom para transmitir automaticamente a senha. No futuro, os números recebidos pelo usuário passarão automaticamente pelo aparelho do motorista, e o usuário vai receber uma confirmação no seu celular (como uma vibração).
Reporte durante a viagem
Permite ao usuário denunciar um problema ainda durante o trajeto da viagem, tal como direção imprudente. Depois da viagem encerrada, ele receberá contato do time de suporte para mais informações e encaminhamento da reclamação.
Com informações da Assessoria de Imprensa.
Imagens: Uber.
Outra forma de dar segurança é coibir os piratas que ficam perguntando UBER? no desembarque dos aeroportos, simulam o app no celular deles mesmo e cobram valores exorbitantes.