Com o anúncio de reabertura da fronteira aérea peruana para 1º de novembro alguns viajantes podem se animar a fazer a Trilha Inca – alguns já tinham seus tickets adquiridos. Segundo comunicado publicado no site da Dirección Desconcentrada Cultura de Cusco, somente a Ruta 5 do caminho será aberta num primeiro momento. De acordo com a Agência Andina o trecho terá sua capacidade máxima diária reduzida a 120 visitantes (30% do total antes da pandemia).
O número máximo de visitantes por grupo é de 8 pessoas, sendo 6 turistas, 1 guia e 1 pessoa de apoio (esta última poderá ser substituída por um turista). Ainda conforme informações da agência, será obrigatório o uso de máscara de proteção e o preenchimento, assinatura e entrega no posto de controle de entrada da Ruta 5, de uma declaração de Saúde.
Desinfecção de calçados e equipamentos, bem como a higienização das mãos deverá ser feita antes do início da caminhada. Cada grupo entrará na trilha com intervalos de no mínimo 5 minutos de diferença e as pessoas do grupo deverão manter distância umas das outras. A distribuição de bebidas e alimentos deverá ser elaborada pela agência de viagem responsável, que seguirá as medidas sanitárias estabelecidas pelo Ministério da Saúde do país.
Quem tiver temperatura igual ou superior aos 38 graus não poderá começar a trilha e caso seja verificado algum sintoma relacionado a covid-19, o visitante com suspeita será isolado em área pré-estabelecida e o caso reportado imediatamente a autoridade sanitária competente.
Os detalhes do protocolo da Ruta 5 estão aqui (em espanhol) e de demais áreas de Cusco, aqui.
Você também pode conferir mais informações na matéria publicada pela Agência Andina, aqui (em espanhol).
Ruta 5
A Ruta 5 começa no monumento arqueológico Chachabamba (KM 104 da rota para Machu Picchu), passando pelo monumento arqueológico Wiñay Wayna, até chegar ao setor Intipunku (Puerta del Sol) para seguir em direção a cidadela Inca de Machu Picchu.
Leia também:
- Empresas anunciam Seguro Viagem com cobertura para Covid-19, aqui.
A foto (da home e que) traz até este post é de Kal Visuals/Unsplash.