Táxis (e taxistas) demonstram um pouco do aspecto social e cultural da vida diária da cidade na qual estamos. Embora seja uma forma conveniente de transporte, ele é quase sempre a última opção de quem viaja com orçamento apertado, mas vez ou outra nos rendemos – vez ou outra a gente sai reclamando, vez ou outra a gente sai com boas dicas e histórias.
Em Mumbai, a maior e mais importante cidade da Índia, uma pequena frota tem se destacado pela arte. Depois de uma campanha online de financiamento coletivo (crowdfunding), o Taxi Fabric Project, tem dado muita cor e vida aos veículos, o que inclusive seus donos consideram uma forma de destacarem-se dos concorrentes.
Os temas das peças são variados, indo desde a independência da Índia (como o elaborado pelo artista indiano Kunel Gaur) às semelhanças culturais de Índia e Paquistão (obra da paquistanesa Samia Arif).
Abaixo imagens de algumas das composições que são impressas em tecidos para então revestirem os carros.
Abaixo um pouco de “Um século de revolta”, trabalho do designer Kunel Gaur, inspirada na independência indiana. “Pensei em dedicá-lo àqueles que admiro pela coragem e força por continuarem a guerra pela liberdade por mais de 100 anos, ‘os combatentes da liberdade'”, comenta no site do projeto.
Mais informações sobre as obras e autores, suas histórias e o projeto você encontra aqui.
Com informações de Taxi Fabric Project e Kickstarter.