Um vídeo com imagens de um drone e alguns time lapses produzido pelo fotógrafo Ryan Deboodt na maior caverna do mundo, Hang Son Doong que fica no Vietnã, rodaram as rede sociais na última semana. O vídeo (esse abaixo) foi visto por milhares de pessoas e muita gente ficou curiosa para saber como chegar até ela. Nós mostramos aqui o vídeo e mais informações de como explorar o local:
Vídeo de Ryan Deboodt em Son Doong
Sobre Hang Son Doong
A primeira vez que se ouviu falar em Son Doong Cave ou “Hang Son Doong” (em vietnamita) foi em 1991 quando um fazendeiro local, o Sr Ho Khanh descobriu a cavidade natural. Dezoito anos depois, em abril de 2009, um grupo de espeleólogos britânicos viajaram ao Vietnã para explorar o local e concluíram que Son Doong era a maior caverna já encontrada pelo homem. Algumas de suas cavidades chegam a medir 200m de altura por 150m de largura e estudos recentes constataram que todo o sistema se estende por mais de 62 km. O conjunto de cavernas fica dentro do Parque Nacional de Phong Nha-Ke Bang, localizado na província de Quang Binh, próximo a fronteira do Laos.
Como chegar lá?
As tours são feitas a partir da cidade de Dong Hoi que fica a 65 km de Son Doong ( 55km de carro + 10km de trekking). Segundo o site da agência local Oxalis Adventure (que é a única com permissão para fazer as tours dentro das cavernas de Son Doong) apenas 220 turistas/ano poderão entrar na caverna. A tour de 8 dias custa US$ 3.000. Mesmo se tratando de uma descoberta recente o preço é exorbitante e talvez você não tenha ganho na Mega-Sena pra colocar tanta grana em um só destino. Porém é possível fazer uma tour parcial pela mesma região por menos de um décimo do preço. Por U$ 275 você faz um trekking por parte do caminho para Son Doong até Hang En Cave, a caverna da foto e do vídeo abaixo.
Na web não há relatos, blogs ou outros sites de brasileiros que estiveram por lá. Talvez você que esteja lendo esse post será o primeiro brasileiro(a) a pisar por lá! Se for, conta pra gente quando voltar!