Em janeiro de 2014, o copywriter holandês Mark van der Heijden começou a viajar o mundo trocando seu conhecimento profissional por comida e um lugar para dormir. “Minha missão é ganhar experiência em 7 continentes e inspirar as pessoas com a minha história ao longo do caminho e na web”, diz em “The Backpacker Intern” (algo como “O mochileiro estagiário”) o site onde ele conta suas experiências mundo afora.
Com seu trabalho, Mark ajuda agências, marcas e instituições de caridade. E já o fez em mais de 22 países e a viagem segue. Neste mês ele está em seu sexto continente: África – trabalhando (em troca de comida e hospedagem) para a Olgivy, agência que faz parte de um dos maiores conglomerados de comunicação do mundo.
E tudo começou com um vídeo de pouco mais de um minuto que ele publicou (em dezembro de 2013) em seus canais de mídia e que logo se espalhou por vários veículos o que atraiu nada mais nada menos que mais de 750 ofertas de emprego de todo o mundo.
The Backpacker Intern from Mark van der Heijden on Vimeo.
Mark fez trabalhos em grandes agências, na Anistia Internacional na Tailândia, passando por escolas de idioma (uma delas em Florianópolis, Santa Catarina), abrigos para cachorros, operadoras de turismo e trabalho em ONG em comunidade do Rio de Janeiro.
No primeiro dia de projeto ele foi convidado a dar uma palestra em Nova York (TEDxTeen). Recentemente foi reconhecido pela Casa Branca (é, a Casa Branca, também está de olho nos blogs de turismo – risos) como um dos ‘100 mais influentes blogueiros de turismo do mundo’.
Em entrevista ao site sul africano Media Update, o publicitário afirma “Eu poderia ter ido [viajar] de mochila por um ano. Mas isso pode ser muito chato. Depois de duas semanas é tudo a mesma coisa”, acrescentando que é muito mais interessante para alguém ouvir algo como essa experiência ” dizer que você mochilou por um ano e trabalhou em empresas e instituições ao longo do caminho”, explica. E reforça que não se trata sobre como ganhar dinheiro, mas de conhecer pessoas legais, inspirando outros e produzindo um bom trabalho no caminho.
Mais sobre essa e outras histórias e o trabalho do holandês, no site, Facebook , Twitter e Instagram.
Confira algumas fotos do mochileiro pelo mundo: