Desde 28 de setembro de 2020 os postos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não emitem mais o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) e encerrarão suas atividades de emissão presencial. A informação foi publicada no site da agência que informa que o Certificado para Febre Amarela “pode ser solicitado através do Portal de Serviços do Governo Federal” (aqui).
Em nota, a Anvisa esclarece que o atendimento presencial permanecerá nas unidades emissoras credenciadas, públicas e privadas para a emissão do Certificado de Febre Amarela, Meningite e Poliomielite.
O link que leva à “lista de unidades emissoras” mencionado no comunicado aponta para o site da Anvisa dentro do ‘Portal de Serviços do Governo Federal’. Para quem não encontrar o que procura, a página tem um banner dizendo que o portal está “em migração” este leva ao site antigo da Anvisa (http://antigo.anvisa.gov.br/), no qual é possível encontrar algumas informações. Sobre o CIVP elas estão no http://antigo.anvisa.gov.br/certificado-internacional-de-vacinacao-ou-profilaxia .
Se você já tem um certificado para vacinação contra Febre amarela, você não precisa solicitar um novo, ele tem validade vitalícia, informa o site antigo.
Utilizando o site que está em migração (o “novo”) e que tem todas as informações sobre CIVP, na aba “Etapas para a realização deste serviço [emissão do CIVP]” você encontrará algumas instruções e será levado ao site https://sso.acesso.gov.br/login para criar sua “conta gov.br” (caso ainda não tenha uma) e solicitar este e outros serviços.
Aqui está uma lista feita pela Organização Mundial da Saúde dos países que exigem o certificado.