Os níveis de poluição em toda a Índia caíram bastante depois do isolamento social imposto pelo governo como uma das ações de combate ao coronavírus.
De acordo com o maior jornal indiano, o The Times of India (TOI), as águas do Rio Ganges estão muito mais limpas em alguns pontos, como em trechos nas cidades de Rishikesh e Haridwar.
À publicação, o cientista ambiental e ex-professor da Universidade Gurukul Kangri, BD Joshi, explicou que por trás da água mais limpa do Ganges está uma diminuição de 500% do total de sólidos dissolvidos, efluentes industriais e esgotos de hotéis e pousadas.
RK Kathait, oficial regional do Conselho Estadual de Controle da Poluição disse que aparentemente essa mudança foi introduzida pela falta de atividades humanas “nenhum peregrino está visitando as cidades gêmeas de Haridwar e Rishikesh”, observou ao TOI.
Segundo o periódico, o órgão segue mantendo o controle sobre a água do Ganges e um de seus funcionários disse sobre a água do rio em Haridwar: “vale a pena tomar banho e é boa para beber após o tratamento adequado”; já em Rishikeh é “boa para beber após desinfecção”.
Um dos afluentes do Ganges, o Yamuna, “alcançou um nível notável de pureza devido a ausência de poluentes industriais nos últimos dias”, diz a publicação.
Mais detalhes e a matéria completa do jornal indiano podem ser conferidos no https://timesofindia.indiatimes.com/travel/destinations/ganga-river-water-becomes-fit-for-drinking-in-haridwar-rishikesh-during-indias-lockdown/as75079848.cms
Os sites The Hindu, MoneyControl e News18 também falaram sobre, aqui, aqui e aqui, respectivamente.