Assim como a Argentina, que anunciou ontem (15) o fechamento de todas as fronteiras do país, o Peru declarou no mesmo dia, estado de emergência e o fechamento de suas fronteiras devido à pandemia do novo coronavírus.
De acordo com informações publicadas pela agência de notícias SputnikNews, o presidente Martín Vizcarra, frisou que está proibido o uso de vias públicas no país, exceto para a prestação e acesso a serviços essenciais como aquisição, produção e distribuição de produtos alimentícios e farmacêuticos e aqueles de primeira necessidade.
Estão isentos das suspensões pessoas que precisem transportar idosos, crianças e pessoas com necessidades especiais a locais para atendimento médico, bem como àqueles que precisem ir a centros de saúde e diagnóstico e em casos de emergências.
Assim como na Argentina, a vigência da medida (num primeiro momento) vale por 15 dias.
Machu Picchu não receberá visitantes durante o estado de emergência
O ponto turístico mais visitado do Peru, Machu Picchu não receberá visitantes durante o estado de emergência. Nem trens, nem ônibus circularão rumo à ciudadela Inca. As informações são do jornal peruano La Republica.
Peru Rail e Inca Rail que operam os trens locais publicaram aviso sobre em seus sites.
A foto (da home e) que traz até este post é de Natalie Pedigo/Unsplash.