A Dirección Desconcentrada de Cultura de Cusco, órgão ligado ao Ministério da Cultura peruano e o SERNANP, Serviço Nacional de Áreas Naturais e Protegidas do país, anunciaram que implementarão uma rota alternativa para a Trilha Inca que reabrirá depois de trabalhos de manutenção, no próximo dia 16 de março.
De acordo com comunicado divulgado pelo Ministério de Cultura, o percurso poderá ser feito de 1 a 15 de março e compreende os setores de Salkantay-Pawkarkancha-Wayllabamba, tendo como zona de saída o KM 82 (Piskakucho) e o KM 88 (Qoriwayrachina) para acesso ao trem com destino a Machupicchu Pueblo (Águas Calientes).
A nota segue informando que esta rota estará habilitada até a reabertura da Trilha Inca, que ocorrerá no próximo dia 16 de março, logo após a conclusão dos trabalhos de manutenção de infraestrutura e serviços turísticos do local.
Sobre a reabertura da Trilha Inca, o órgão informa que os boletos vendidos aos turistas para o período de 1 a 15 de março poderão ser reprogramados ou poderá haver reembolso. Os ingressos para a Llaqta (cidadela) de Machu Picchu não serão perdidos, segundo comunicado feito no dia 20 de fevereiro.
Os trabalhos de manutenção e conservação do Caminho Inca foram atrasados por conta dos fenômenos climáticos que provocaram deslizamentos, quedas de rocha e colapso de árvores em vários trechos do percurso.
Dias atrás as autoridades peruanas anunciaram a reabertura da trilha para 01 de março, como costuma ocorrer durante todos os anos desde 2002, porém tiveram que mudar a data segundo os prognósticos meteorológicos que dizem que as intensas chuvas que caem por lá se prolongarão até o mês de março. Fevereiro é o mês mais chuvoso da região.
Muito bacana essa ação dos organizadores da Trilha Inc, conheço um trecho dessa rota alternativa, é muito legal.