Os brasileiros são dos mais preocupados do mundo quando o assunto é algo dar errado nas primeiras 24 horas de uma viagem. É o que aponta pesquisa feita pelo site de reservas Booking.com, realizada com viajantes de 25 países.
A maior preocupação do brasileiro é a possibilidade de perder a bagagem, seguida do medo de a acomodação não corresponder à expectativa e de ficar doente longe de casa.
Quase metade (47%) dos viajantes brasileiros admite que se preocupa com as coisas que podem dar errado no primeiro dia de viagem. Já a média global dos viajantes que pensam dessa forma ficou em 39%, o que mostra que o brasileiro leva consigo um grau de preocupação superior aos demais turistas do mundo.
A pesquisa
Foram ouvidas mais de 18.000 pessoas de 25 países do mundo todo.
Quando os viajantes são questionados sobre suas preocupações com o que poderia acontecer versus o que de fato ocorre, fica claro que há uma tendência de se preocupar mais do que o necessário:
– Pouco mais da metade dos brasileiros (52%) se preocupa com a possibilidade de perder sua bagagem; a preocupação pode ser excessiva já que apenas 13% das pessoas já vivenciaram esta situação [de perder a bagagem].
– 49% se preocupam que a acomodação não corresponda às expectativas, porém, o histórico de férias revela boas experiências, já que 79% foram surpreendidos positivamente.
Outras ansiedades do viajante brasileiro segundo a pesquisa:
– medo de ficar doente (46%).
– não conseguir encontrar um bom lugar para comer (41%).
– Preocupação com o custo da viagem (14%).
– Preocupação por não terem planejado a viagem o suficiente (18%).
– Preocupação com sua casa (27%), seja por tê-la deixada vazia ou pela separação de seus animais de estimação.
Qual é a sua maior preocupação durante uma viagem?