O Parque Estadual (PE) do Ibitipoca em Minas Gerais, passou a disponibilizar desde a última terça-feira (21) duas cadeiras de rodas adaptadas para que deficientes possam percorrer suas trilhas. As cadeiras foram adquiridas com a soma de esforços de voluntários, organizados pela gerência do parque, que realizaram um jantar beneficente para arrecadas os recursos.
A cadeira, batizada de “Julietti”, é uma invenção do montanhista Guilherme Simões do Projeto Montanha para Todos.
Agendamento
Interessados em usar a cadeira devem fazer um agendamento pelo e-mail peibitipoca@meioambiente.mg.gov.br. O parque vai oferecer as duas unidades gratuitamente durante o horário de funcionamento, das 7h às 17h.
História do projeto Montanha para todos
Juliana e Guilherme sempre foram apaixonados por trilhas, montanhas e viagens. Juntos, já caminharam por mais de 30 lugares diferentes até que Juliana teve um câncer de mama. Com muita determinação, os dois venceram a doença.
Passado o susto, decidiram dar uma pausa na vida de aventuras e partir em busca de uma nova realização: um filho. Juliana engravidou, mas, no meio da gestação, descobriu um novo problema de saúde, sendo diagnosticada com Degeneração Cerebelar Paraneoplásica, uma síndrome neurológica extremamente rara.
Com muita luta, Juliana conseguiu concluir a gravidez com segurança, dando à luz o pequeno Ben. O amor do casal pelas montanhas continuou, mas Juliana já não conseguia mais chegar a elas. Guilherme fez, então, uma promessa: “Onde você quiser ir, eu vou te levar!”
Depois de algumas tentativas e o apoio de familiares e amigos, ele construiu a Julietti e, com a mulher, deu início ao projeto Montanha para Todos.
Onde tem Julietti
Além do PE do Ibitipoca, as cadeiras Juliettis já estão disponíveis em mais de 26 localidades do Brasil. Para usá-las, não é preciso pagar nada. O cadeirante deve entrar em contato com as pessoas que as guardam, pelos contatos do link abaixo:
http://montanhaparatodos.com.br/onde-tem-julietti/