Parque Nacional do Caparaó reabre neste sábado com restrições

Como divulgamos aqui, a visitação ao Parque Nacional do Caparaó, na divida dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo estava suspenso desde o último dia 03. Hoje (24), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que administra a unidade divulgou que o acesso será permitido a partir de amanhã (25), mas somente às pessoas que apresentarem documento oficial atualizado de imunização contra a Febre Amarela.
Segundo comunicado da Diretoria de Criação e Manejo de Unidades de Conservação (Diman) do ICMBio, a verificação e validação das informações do documento de vacinação serão feitas pelas secretarias municipais de Saúde de Alto Caparaó (MG) e Dores do Rio Preto (ES) nos acessos aos atrativos do parque pelas portarias de Alto Caparaó (MG) e Pedra Menina (ES), respectivamente.
A Diman destaca, ainda, que a parcela da população que não pode ser vacinada (idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas, entre outros) não terá permissão para entrar no parque enquanto durar a portaria com as restrições.
A diretoria faz questão de enfatizar que a decisão de abrir o parque, com as restrições, busca conciliar a saúde das pessoas com a reivindicação da comunidade do entorno do parque que têm reclamado muito do impacto negativo que o fechamento da unidade vem causando à cadeia produtiva do turismo local.

caparao marcosamend
Com morros e trilhas, parque é bastante visitado nesta época do ano | Foto: Marcos Amend/Divulgação-ICMBio.

Orientações aos visitantes

A principal orientação é que o turista não se dirija à região do Parque Nacional do Caparaó sem que esteja devidamente imunizado contra a Febre Amarela (inclusive aqueles que precisam tomar a segunda dose).
“Os turistas são sempre muito bem vindos, mas devem se preocupar com a vacinação e o uso de repelentes, este último como mecanismo menos efetivo, mas necessário.”
Também é importante a orientação sobre os macacos que, assim como os humanos, não transmitem o vírus. Pelo contrário, são vítimas da doença. Ao serem contaminados, os primatas cumprem a função de “sentinela”, ou seja, alertam para o surgimento da doença e por onde o vírus está se dispersando na paisagem. Por isso, em vez de molestados, devem ser preservados.

Procedimentos para o controle de acesso

Durante o período de carnaval e nos finais de semana enquanto durar a restrição, a conferência da documentação da vacinação será feita pelos profissionais da saúde nas portarias de Alto Caparaó (MG) e Pedra Menina (ES), sendo obrigatória, também, a apresentação de documento pessoal com foto e o cartão de vacinação.
Durante os dias de semana, os visitantes, antes de se dirigir às entradas do parque, deverão comparecer, primeiro, aos postos de saúde de Alto Caparaó (MG) e Pedra Menina (MG), onde, após verificação, receberão Comprovante de Autorização de Acesso, documento nominal, individual e datado, que deverá ser apresentado nas portarias da unidade de conservação, juntamente com o documento pessoal com foto.

Mais informações

. O parque permanecerá aberto para visitação das 7h às 12h e 13h às 18h.

. Os postos de saúde de Alto Caparaó (MG) e Pedra Menina (ES) funcionam de segunda à sexta-feira das 8h às 17h.

. Telefones úteis:

Parque Nacional do Caparaó:
(32) 3747-2086 – Portaria de Alto Caparaó – MG
(28) 3559-3096 – Portaria de Pedra Menina – ES

Posto de Saúde de Alto Caparaó – MG:

(32) 3747-2627/2189

Posto de Saúde de Pedra Menina, Dores do Rio Preto – ES:
(28) 3559 3026/3064

Texto: ICMBio e Redação.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário