Em seu ensaio “Nature”, Ralph Waldo Emerson mergulha nos poderes curativos da vida selvagem. Emerson foi um dos mentores de Henry David Thoreau que por sua vez inspirou Alex Supertrump em sua jornada rumo ao Alasca, história contada no livro (que depois virou filme) “Na natureza Selvagem. Emerson e Thoreau são os pais do “Transcendentalismo Americano”, movimento filosófico e poético que se desenvolveu na América do Norte nas primeiras décadas do século XIX. Em seu livro “Walden”, Thoreau fala da necessidade de viver a vida em conexão com a natureza, diz ele em uma das passagens mais conhecidas e citadas da obra: ” Fui para os bosques viver de livre vontade. Para sugar todo o tutano da vida. Para aniquilar tudo o que não era vida e para quando morrer, não descobrir que não vivi.”
Se no século XIX, Thoreau já nos dava a pista do quão necessário era essa reconexão. O estilo de vida pós século XX , nos levou ao extremo oposto e vivemos em um mundo doente, também por esse motivo. O ato de acampar e se reconectar com a natureza se tornou uma das poucas atividades que restam em nossa cultura, que ainda nos presenteia com essa possibilidade. Pra quem vive nos grandes centros, é a chance de não endurecer de vez como o concreto cinza e morto das nossas ruas e avenidas.
Abaixo estão algumas razões que irão fazer você abandonar tudo por alguns dias e ir acampar.
01 – Você precisa desconectar e se reconectar a si mesmo
Não é só mais uma questão de lazer, é uma questão de necessidade. Já há muitas pesquisas que sugerem que o uso de muita tecnologia pode levar à crises de ansiedade e insônia. Há também pesquisas que comprovam que acampar durante uma semana, faz com que seu relógio biológico se reajuste com a natureza e a consequência disso é o fortalecimento do sistema imunológico. Sua mente e corpo precisam e merecem isso.
02 – Mens sana in corpore sano
A vida outdoor é crucial para a saúde mental, especialmente para quem mora em grandes cidades. Pesquisadores da Universidade de Michigan descobriram que apenas alguns minutos andando na natureza já podem reduzir os sintomas depressivos, muito comuns em pessoas que vivem em espaços urbanos . Em um outro estudo da universidade de Stanford os cientistas descobriram que quem gasta o tempo ao ar livre reduz a chance de ser vítima de pensamentos ruminativos – aqueles pensamentos obsessivos e/ou negativos que conduzem à depressão e aos problemas mentais.
03 – Queimar calorias sem perceber
Fazer trilhas e caminhadas em espaços naturais além do lado lúdico é também um exercício aeróbico. Uma hora de trilha tem o potencial de queimar bem mais de 500 calorias . E o fato de praticar o exercício aeróbico em um ambiente de ar puro nos leva ao próximo item.
04 – Calmante natural
O sistema nervoso parassimpático é responsável por responder às situações de calma e por ativar ações do organismo como a desaceleração dos batimentos cardíacos, a diminuição da pressão arterial e a diminuição da adrenalina e de açúcar no sangue. Passar alguns dias em um ambiente com ar limpo e fresco, principalmente pra quem vive em cidade com altos níveis de poluição, faz com que sua respiração melhore e traz uma sensação de paz interior como nos exercícios de Pranayama.
05 – Traz alegria e melhora o desempenho escolar das crianças
06 – Acampar é barato
Em tempos de crise, se for barato ou quase de graça, melhor ainda e não há outra atividade mochileira mais barata que acampar. No post que fizemos sobre destinos super baratos próximo de São Paulo por exemplo, há algumas opções. E há vários lugares próximos aos grandes centros urbanos brasileiros.
Alguém sabe de um lugar bonito, barato na região de São Paulo para acampar?
Ótimo artigo, acampar nos revigora! Recomendo fortemente os acampamentos na Serra do Ibitiraquire, lar do Pico Paraná a montanha mais alta do Sul do Brasil. E também o Parque Estadual Pico do Marumbi! Paraísos na Terra! Trilhas bem sinalizadas! Preserve a Natureza, não deixe lixos e se ver recolha! Bons trekkings!
E as cobras?
Carrancas – MG. Terra das cachoeiras. Lugar ímpar!
Indo em julho para banff e jasper… 10 dias de acampamento… uhuuuu
FLONA – Floresta Nacional de Brasília. Em Taguatinga.
Já fui dua vezes para Prainha Branca, próximo a capital-SP. Lá vc encontra trilhas, cachoeiras e tudo o que a natureza pode nos proporcionar. Super indico!
Lugar lindo, com cachoeiras incríveis, é Bonito-PE. Há locais de apoio pra acampar e opções pra quem quer ficar 100% livre também. Super recomendo!