Quem nunca, quando criança, imaginou que país encontraria se cavasse o chão até o outro lado do mundo? Por aí lhe diziam qual ou você imaginava qual? Houve algum aprofundamento no assunto nas suas aulas de geografia? Bem, a internet está aí para ajudar e nela alguns mapas podem desvendar este “mistério de infância”. Dois exemplos são o Antipode map e o site GeoDatos.
No Antipode map, para matar a curiosidade basta inserir um endereço ou nome da cidade da qual você gostaria de “partir” no mapa e ele mostrará onde você sairia. Infelizmente muitos locais dariam no meio de algum oceano. Segundo os criadores do mapa a maioria dos lugares em terra não tem antípodas baseados em terra, por isso eles até criaram uma lista com alguns lugares para ninguém se “afogar” (Está aqui).
Para voltar um pouco à infância e ou fazer uma brincadeira curiosa com o(a) futuro(a) mochileiro(a) (filho/a, sobrinho/a, afilhado/a etc), ou reforço nas aulas de Geografia, o mapa está no https://www.antipodesmap.com/
Bem, cavando você teria claro, que sobreviver a pelo menos três coisas: ao passar do tempo, ao cansaço e ao “calorzinho” do centro da Terra… (Ou seja, não é preciso nem avisar que é só uma brincadeira para a gente falar sobre os sites).
E… porque simplesmente amamos mapas e também somos curiosos (e às vezes saudosistas) a gente deu uma navegada no Antipode map:
Cavando de algum ponto do estado de São Paulo…
Cavando a partir de La Paz, na Bolívia:
E a partir de Cusco, no Peru?
De Lima, Peru:
Cavando a partir de Lisboa… águas próximas a Nova Zelândia:
GeoDatos
Com um jeitão mais “pronto para pesquisa escolar” o GeoDatos é outro site interessante para consultar. Aqui, por exemplo, ele apresenta uma lista com algumas antípodas de cidades brasileiras e também oferece um buscador para você pesquisar dados do Brasil e do mundo. Na reprodução abaixo, a antípoda de São Paulo (SP):
Pelas rápidas pesquisas que fizemos no GeoDatos, ele mostrará uma cidade mais próxima a antípoda consultada e mais dados que o Antipode map.
Abaixo representação do globo terrestre e suas antípodas:
Você pode saber um pouquinho mais sobre o assunto lendo o conteúdo dos sites citados (Antipode map – em inglês; GeoDatos, em espanhol) e ou na Wikipedia (em português).
Ameeeiii… Viajei no tempooo!