O conselho municipal distrital de Machupicchu aprovou projetos para a implementação de dois novos acessos à Machu Picchu. De acordo com informações do jornal El Comercio, em 2020 começarão os trabalhos que “favorecerão a chegada a novos atrativos no trajeto ao centro arqueológico de Cusco”. Ainda segundo a publicação, os projetos buscam realçar o patrimônio cultural, natural e social, além de descentralizar o turismo e dinamizar a economia local.
Uma das rotas a ser implementada será o “Acesso amazônico” que integrará a comunidade de Intihuatana com os setores San Miguel, Inkarakay, Mandor e Puente Ruinas até Machu Picchu Pueblo.
A segunda conectará as comunidades de Choquellusca, na fronteira com Piscacucho, distrito de Ollantaytambo, com San Antonio de Torontoy até Machu Picchu Pueblo.
Com as novas rotas virão também mais estrutura aos turistas como áreas para descanso e mirantes, centros de interpretação e informação turística e serviços higiênicos.
Também haverá jardins botânicos com plantas nativas, áreas reflorestadas e capacitação da comunidade em temas ambientais.
Além destas novas opções que começarão a ser implementadas em 2020, o país anunciou 4 novas rotas turísticas na região (confira aqui).
A foto (da home e que) traz até este post é de Victor Rodriguez/Unsplash.