O termo “Off-the-Grid” tem dois significados, o primeiro é técnico e se relaciona a tudo que está desconectado da rede de serviços públicos como água, esgoto, energia elétrica, etc. O outro significado tem a ver com um estilo de vida, transformado em uma espécie de movimento voluntário, de pessoas que trocaram a vida nas grandes cidades pelo isolamento geográfico.
Em países desenvolvidos e com grande área territorial como Canadá e Estados Unidos, há milhares de famílias que já vivem voluntariamente isoladas e isso tem crescido anualmente devido o acesso a novas tecnologias que permitem viver com um certo conforto, mesmo estando longe das benesses da civilização.
O Documentário
O documentário “Life Off Grid” dirigido pelo jornalista Jonathan Taggart e produzido pelo Professor Phillip Vannini da Universidade Royal Roads, ambos canadenses, explora as maneiras pelas quais essas pessoas, todos com diferentes preocupações, vivem longe da civilização contemporânea: “Off The Grid não é um estado de espírito. Não se trata de alguém estar fora de contato, ou sobre um lugar que é difícil de chegar, ou de passar um fim de semana offline. Viver Off The Grid, portanto, significa ter que radicalmente re-inventar o modo de vida como conhecemos. Isso significa escolher viver de uma forma que é dramaticamente inovadora: uma forma que se baseia em habilidades do passado, inspirada por preocupações para o nosso futuro.”
Para realizar o documentário, Jonathan Taggart viajou durante dois anos e meio. Visitou mais de 100 casas isoladas nas florestas canadenses e conversou com mais de 200 pessoas que vivem dessa forma.
O documentário tem nota 7,2 no IMDB. Mais informações você encontra no site e a página do Facebook.