Islândia por que? Ouvi essa pergunta de algumas pessoas assim que eu comentava que passaria férias neste país e fiquei pensando qual seria a resposta mais adequada: “porque sim”, “porque eu quero”, mas seria indelicado e por fim não é nem um pouco justo com tudo o que o país nos proporcionou.
Agora depois de ter viajado pela ilha, consigo listar os 5 porquês que melhor respondem a essa pergunta.
1) Porque é de graça
As belezas naturais estão lá para quem quiser ver e tiver disposição de percorrer o país, de graça e à beira da rodovia. Nem é preciso muito esforço para se sentir dentro de um cartão postal ou numa daquelas fotos que a gente vê nas proteções de tela padrão em nossos computadores.A Islândia é assim, disponível, generosa e impressionante a cada quilômetro.É claro que chegar à Islândia, especialmente saindo do Brasil, não é barato. Para chegar até lá é necessários um vôo até algum país da Europa e de lá então pegar um segundo vôo até a capital Reykjavik. Alguns tours são pagos como a caminhada nos glaciares – pois requerem guia para sua própria segurança – entrar numa cratera de vulcão de elevador (caríssimo) ou um passeio de barco para ver baleias. Mas isso você pode escolher fazer ou não e certamente, se optar por não fazer, não estará perdendo as mais belas paisagens do país.
2) Porque o céu nunca mais será o mesmo
Para alguém como eu que nunca tinha visto o espetáculo emocionante da Aurora Boreal, poder receber esse presente do céu parecia pouco provável, coisa para poucos privilegiados. Mas a verdade é que na Islândia, basta ficar atento à noite e a dança de luzes pode aparecer de uma hora para outra, em ondas luminosas que parecem mais cortinas do firmamento.
E não é preciso nenhum guia super experiente para isso: é olhar para o céu, contemplar o brilho das estrelas e se preparar para o espetáculo da natureza mais impressionante e arrebatador que você pode ver.
Durante a viagem tivemos a sorte de ver a Aurora duas vezes. Agora, já de volta ao Brasil, às vezes me pego contemplando o céu à noite e por alguns instantes ainda me engano perguntando – será que hoje vai ter aurora? Uma pena que não!
3) Porque você vai perder o fôlego
Estar na Islândia às vezes me dava a impressão de estar em outro planeta. De geleiras a geiseres, de campos de lava a praias de areia negra, tudo é tão belo e praticamente intocado que é difícil de acreditar que está vendo tamanha beleza.
Rainbows everywhere – essa foi a expressão que uma neozelandesa que conhecemos no caminho usou para relatar o que nós mesmos já havíamos concluído: arco-íris em todo lugar! Nunca tínhamos visto tantos, formando contrastes incríveis com a paisagem. Eles eram a recompensa ao nosso esforço de encarar a chuva e o vento.
4) Porque o país é só seu
É isso que eu senti muitas vezes, que tudo estava ali só me esperando! Uma delícia visitar um lugar sem ter que disputar um lugar na multidão.
A Islândia ainda é um destino pouco explorado e livre de grandes concentrações de turistas. Ainda há tempo de conhecer o país tranquilamente, apreciar a paisagem sem empurra-empurra e sem frotas de ônibus despejando gente por todos os lados.
Às vezes era até estranho estar em frente a uma cachoeira na beira da estrada com praticamente ninguém à sua volta, mas por enquanto a ilha do gelo não foi descoberta pelas massas, quanto antes puder visitar melhor.
5) Porque você pode conhecer o país inteiro
Cada quilômetro percorrido na Islândia é digno de milhares de fotografias e de lembranças que ficarão para sempre na minha memória. O país é relativamente pequeno e sem dúvida recomendo que seja explorado ao máximo que seu tempo permitir. Percorrer a ilha em todo seu entorno é uma das melhores formas – estradas tranquilas e paisagens magníficas a cada quilômetro.
Viajar no país de carro é muito fácil e vale a pena dar a volta na ilha toda, perceber as mudanças climáticas, a vegetação, as paisagens e os animais…
Texto e fotos de : Michelle Melo
Blog: Destinos, Fotos e Sabores
Siga-nos no Facebook – Destinos, Fotos e Sabores