Artigo “A cordilheira e a floresta” da coordenadora do Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos da USP, Cristina Bertazoni publicado na Revista de História, fala sobre a pouco conhecida relação entre os incas e os índios amazônicos, que segundo estudos, tinham intensas trocas culturais
A rudimentaridade do povo amazônico e a sofisticação dos incas é um dos pontos reproduzidos pela maioria dos livros de História. Hoje, de acordo com a estudiosa, esta visão está ultrapassada e a divisão entre Andes e Amazônia como se fossem duas área culturais separadas e incomunicáveis nunca existiu.
O intercâmbio cultural entre esses povos vinha de milênios.
Dentre as curiosidades apresentadas no artigo, há relatos de que não eram apenas os incas que organizavam expedições em direção à floresta. Índios chiriguanos (guarani) do Paraguai e da Bolívia, por exemplo, buscaram penetrar a parte sudeste do Tahuantinsuyu (Império Inca em Quechua).
Interessante leitura para os amantes de História pré-colombiana e interessados em viagens pela amazônia e pelas áreas que foram dos incas. Vale conferir!
Foto: Machu Picchu | PromPeru / Divulgação.
Pri Mikeiro, olhe estes sites, podem ser uteis. =D
mochileiros.com
mochilabrasil.uol.com.br
Oláa alguém aqui, já fez a trilha INCA clássica ou aquela outra de salkantay? E se alguém sabe de informações do esquí em Arequipa.. n acho o site…
Olá Pri! Você pode obter as informações no http://www.mochileiros.com/trilhas-travessias-na-america-do-sul-f574.html, no http://www.mochileiros.com/trilha-salkantay-perguntas-e-respostas-t28036.html e no http://www.mochileiros.com/trilha-inca-perguntas-e-respostas-t13163.html e em outros espaços no http://www.mochileiros.com.
Abraço!