Muitos brasileiros e turistas de diferentes nacionalidades estão retidos no Peru após o cancelamento de voos e fechamento de fronteiras no país vizinho. O jornal Folha de S.Paulo publicou há pouco (13h12, de hoje) a informação dada pelo Itamaraty de que o governo peruano autorizou o regresso dos brasileiros ao Brasil.
O jornal informa que segundo o Ministério das Relações Exteriores brasileiro a Embaixada em Lima fez “gestões em alto nível junto às autoridades peruanas” (ontem e hoje) e conseguiu obter a autorização para a saída dos turistas brasileiros.
A reportagem cita e-mail que recebeu da Embaixada falando sobre a solicitação às autoridades peruanas que atuem junto a associações de hotéis em Cusco para que “assegurem a necessária hospedagem aos turistas brasileiros durante sua estada no Peru”. Ainda segundo a publicação, o e-mail fala que “no momento, estão sendo mantidas conversas com companhias aéreas com vista a mobilizá-las para viabilizar o rápido regresso dos brasileiros”.
Turistas devem preencher formulário no site da Embaixada
A Embaixada do Brasil em Lima, solicita “a todos os turistas brasileiros que se encontram impedidos de sair do Peru por conta do estado de emergência em vigor que preencham o formulário abaixo com as informações de contato. A lista será consolidada pela Embaixada e servirá para facilitar contatos futuros: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdW4WJMeaVaFDwMuF73V4aa0tCmUGfyS-Syjk8n60D-K6DPPw/viewform “.
A Embaixada divulgou também números de emergência das autoridades peruanas que devem ser acionadas em caso de que se apresente algum sintoma do COVID-19:
– (106) SAMU – Sistema de Atendimento Móvel de Urgência;
– (113) – Ministério da Saúde , Whatsapp (+51 952842623), infosalud@minsa.gob.pe;
– (515200) DIRESA – Dirección Regional de Salud (Direção Regional de Saúde); e
– (014118000) – ESSALUD Seguro Social de Saúde
Ainda à Folha, a Embaixada afirma que funciona em regime especial de plantão para atendimento remoto. “Para consultas e orientações, recomendamos enviar um e-mail para a Embaixada (consular.lima@itamaraty.gov.br) ou realizar contato por meio da página da Embaixada no Facebook“.
Com informações do jornal Folha de S.Paulo e da Embaixada do Brasil em Lima.