O projeto ‘Google Arts & Culture’ em parceria com a ONG GyArk foi a campo registrar digitalmente os mais emblemáticos monumentos mundo afora. Com a iniciativa, qualquer pessoa em qualquer parte do mundo pode, sem sair de casa visitá-los e conhecê-los em detalhes em 3D.
A seleção de monumentos está sendo feita de acordo com o risco que estas construções enfrentam. Lugares que podem sofrer com ações da natureza e ou humanas por exemplo, têm prioridade. Além da preservação via registro do local, o acervo servirá para ajudar o trabalho de restauradores, pesquisadores, professores e outros profissionais que se dedicam a conservar nossa herança como Humanidade.
Ao longo de 7 anos o Google Arts & Culture estabeleceu parceria com 1500 museus de mais de 70 países (o mapa com eles pode ser visto aqui) para que disponibilizassem suas coleções online. O aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iOS.
Além do templo em Myanmar, 24 sítios históricos em 18 países diferentes estão sendo mapeados. Parte dos trabalhos já podem ser conferidos no https://artsandculture.google.com/project/cyark
Com informações de RTP Notícias e Tecmundo.