[Post atualizado em 18/10/2017*]
Desde março de 2015 o YouTube suporta vídeos em 360 graus. Utilizando o navegador Google Chrome* o usuário pode, passando o mouse ou utilizando setas de navegação no canto superior esquerdo do vídeo, mover a imagem para o ponto de vista que quiser. Confesso que, para mim, foi novidade – só descobri isso hoje e, foi logo para ter acesso a cenários de um destino que gera bastante curiosidade em qualquer viajante que se preze: a Coreia do Norte.
O primeiro vídeo em 360 graus (publicado no YouTube) sobre o país é um projeto independente do fotógrafo singapuriano, Aram Pan.
O site que fala sobre o projeto, diz que o trabalho quer mostrar o país através da fotografia sem tratar de qualquer passado ou questões políticas (bem como este post). “O objetivo deste projeto é estimular a compreensão do país e descobrir os mistérios que estavam escondidos”.
Depois de uma série de emails e faxes solicitando autorização para registrar um pouco do país, Pan desembarcou por lá e publicou as imagens que você confere abaixo:
No canal do fotógrafo no YouTube há outros vídeos, nem todos em 360º, como os abaixo, com algumas experiências gastronômicas na Coreia do Norte e que segundo ele não estão no itinerário turístico regular.
Um city tour por Pyongyang, a capital da ‘República Popular Democrática da Coreia’ e…
o sobrevoo da cidade num ultraleve construído no país.
Para saber mais sobre o projeto você pode acessar o site, o canal e ou a fanpage no Facebook.
* No dia 18/10/2017 o site da organização NKNews.org (que tem como objetivo disponibilizar dados acadêmicos e profissionais sobre a Coreia do Norte) publicou outro vídeo feito por Aram Pan e uma entrevista com o fotógrafo. O vídeo você pode conferir abaixo e a entrevista (em inglês), aqui.
Mais sobre a Coreia do Norte
Por aqui também mostramos o trabalho da fotógrafa francesa, Helene Veilleux, com belas e curiosas fotos da capital norte coreana.
Informações sobre o país no Mochileiros.com podem ser encontradas aqui.
Também há algumas informações no site da Embaixada do Brasil em Pyongyang, na página da Associação de Amizade com a Coreia (mantida em colaboração com o Comitê para as relações culturais com os países estrangeiros) e no portal oficial do governo norte coreano. (As duas últimas, em inglês).
A imagem da home (que traz até este post) é do detalhe de um dos monumentos de Pyongyang. Foto de Gilad Rom.
*Tentei no navegador Mozilla Firefox, mas o 360 graus não funcionou.
NOTA: Há muita controvérsia sobre quaisquer imagens feitas na Coreia do Norte. Muitos dizem que o que aparece por aí são cenas e situações “maquiadas” e ou autorizadas a serem divulgadas, propositalmente, pelo governo de Kim Jong-un.
No dia 22/02/2016 por exemplo, a Band publicou imagens feitas pelo fotógrafo Eric Lafforgue, que mostram um pouco das dificuldades vividas pelos norte coreanos. Confira aqui.