A plataforma alemã de planejamento e reservas de viagens, Tourlane, publicou neste último domingo (8), um estudo que revela quais são as melhores cidades para mulheres viajarem sozinhas em 2020. O estudo traz um ranking com 50 cidades e mostra que o número de mulheres que desejam embarcar em uma aventura solo cresceu significativamente nos últimos anos.
Para criar o ranking, os especialistas em viagens da plataforma Tourlane, usaram um sistema de pontos baseado no Índice Women, Peace and Security produzido pelo Georgetown Institute for Women, Peace and Security em 2019. O ranking levou em conta os seguintes critérios:
- Representação feminina em empresas locais
- Igualdade de gênero na sociedade
- Igualdade jurídica
- Segurança
- Preço de hospedagem para mulheres
- Preço de uma corrida de táxi
- Velocidade da Internet móvel
- Preço do plano de dados
Segundo o estudo, Liubliana , a capital da Eslovênia, é a melhor cidade do mundo para mulheres viajarem sozinhas em 2020. Cidades da Europa ocuparam 7 posições entre as 10 primeiras do ranking: Viena, a capital da Áustria (6º lugar); Estocolmo, a capital da Suécia (8º lugar); Copenhaguen, a capital da Dinamarca (9º lugar); Barcelona, Espanha (10º lugar).
Na América Latina a cidade que recebeu melhor pontuação foi a capital do Equador, Quito, que aparece em 20º lugar; Cusco, a capital do império inca no Peru aparece em 22º lugar; Buenos Aires, capital da Argentina, ficou com na 32ª posição e Valparaíso no Chile (34º lugar).
O Rio de Janeiro (39ª lugar) é a única cidade brasileira a constar na lista.
Outras cidades da região que também aparecem no ranking são: Cartagena, Colômbia (41º lugar) e San Jose, capital da Costa Rica ( 42º lugar).
A melhor cidade para mulheres viajarem sozinhas na América do Norte é Vancouver, no Canadá, que ocupa a 11ª posição. Nova York, nos Estados Unidos ocupa a 36ª posição e Cancún no México, a 46ª.
Representando a Ásia, a cidade-estado de Singapura, aparece como a segunda melhor cidade do mundo para viajar sozinha em 2020. Hanói, a capital do Vietnã (7º lugar) também aparece entre as 10 melhores.
O top 10 também possui uma cidade da Oceania. Sydney, Capital da Austrália ocupa a 5º posição.
Do Oriente Médio, apenas Dubai, Emirados Árabes Unidos (30º lugar) e Tel Aviv, a segunda maior cidade de Israel (37º lugar) aparecem no ranking.
Do continente africano também aparecem apenas 2 cidades, Cape Town (47º lugar) , na África do Sul e Marrakech (49º lugar) , no Marrocos.
Confira abaixo a lista completa com as 50 melhores cidades para mulheres viajantes solo em 2020.
Para visualizar a tabela de pontuação com todos os itens clique na imagem abaixo.
A foto que ilustra a capa deste post é da autoria de Kamila Maciejewska / Unsplash