Parece uma “fake news” não? Pois não é. O site “Fake a Vacation” oferece o serviço de criar fotos de falsas férias para que o(a) interessado(a) as publique em suas redes sociais.
Pagando 19 dólares por um pacote de fotos, o “fake turista” já pode “estar” em Las Vegas, no Hawai, no Gran Canyon, na Disneyland ou em Paris, por exemplo.
“São simulações… às vezes porque as férias são muito caras, assim planejam desta forma ou às vezes o fazem para fazer inveja aos demais”, comenta ao New York Post, Tom Eda, responsável pelo marketing e suporte da empresa.
Tom disse ainda que alguns clientes decidem “falsificar suas fotos de férias depois de terem que cancelar suas viagens no último minuto”.
E se você se assustou com o serviço, saiba que mentir sobre viagens é uma prática que tem aumentado. Ainda segundo a publicação, citando um estudo da Jetcost, numa pesquisa com mais de 4.000 adultos norte americanos, 14% já foram enganados por outras pessoas que mostraram “férias chamativas” e 10% já publicaram alguma mentirinha do tipo nas redes sociais.
“O motivo? Os participantes alegaram se sentir envergonhados e disseram que queriam impressionar os outros – como pais de seus amigos ou parceiros e colegas”.
A “Fake a vacation” está sediada em Nebraska, nos Estados Unidos e foi fundada em 2017 “simplesmente porque havia demanda por esse serviço”, comenta.
Como funciona
Basicamente, o interessado no serviço solicita o pacote através do site e depois de processado o pedido recebe um link para enviar as fotos que serão trabalhadas. Na aba “Examples” do site, há alguns exemplos do antes e depois da fotos. As imagens são enviadas a um editor que realiza o trabalho e depois este é enviado a uma empresa parceira, a Krome, “para garantir que nada viole os direitos autorais”.
Publicar o resultado final em sites ou redes sociais é uma escolha do cliente.
Com informações de Fake A Vacation e New York Post.