Um dos gastos inevitáveis da viagem, alimentar-se pode consumir boa parte do seu orçamento diário. Por outro lado, uma má alimentação também pode ser responsável por alguns dias de viagem perdidos, sendo assim este é um item que merece atenção para que corpo e bolso mantenham-se em dia durante o mochilão.
Abaixo 5 dicas básicas para economizar com este item fundamental:
1 – Café da manhã incluso
– Se hospede em lugares que ofereçam café da manhã incluso, assim você já elimina este custo na rua ou no mercado. Se o local não oferece o café, mas tem uma cozinha coletiva disponível, você pode preparar uma comida rápida com o que comprar no mercado o que sai bem mais barato. Então analise as opções.
2 – Fuja da comodidade
– Evite comprar comida na hospedagem. Geralmente paga-se a mais pela comodidade.
3 – Não coma em restaurantes para turistas
– Evite o restaurante “feito pra turista ver”. Os restaurantes frequentados por moradores certamente terão os pratos da gastronomia local a preços bem menos salgados. Se você não curtiu a comida local por algum motivo, mais uma vez o mercado entra em cena.
4 – Coma o que a região tem pra oferecer
– Escolha pratos mais comuns e com produtos abundantes da época e na região; isso pode baratear a refeição. Exemplo: uma picanha no Japão, seguramente é mais cara que uma na Argentina.
5 – Nada como um bom Almojantar
– Eleja uma refeição como sendo a principal do dia e “invista” mais nela. Qual, vai depender muito do seu estilo durante a viagem, se é regrado com relação a horários, vegetariano etc. Geralmente “forra-se” bem o estômago em uma das refeições para ele se transformar no “almojantar” e na outra refeição come-se apenas frutas ou um lanche rápido.
Pra refletir: uma matéria bem legal (em inglês) destacada pelo viajante Yuri Sá mostra o que as famílias ao redor do mundo comem e gastam com esses alimentos durante uma semana.
Vale uma olhadinha em: http://www.mochileiros.com/o-que-as-familias-ao-redor-do-mundo-comem-e-gastam-durante-uma-semana-t58150.html#.T7wit9zOWSo ou no http://formyhour.com/cost-of-weekly-food-in-different-countries