Há quase dois anos a cotação do dólar vem aumentando sistematicamente, chegando a R$ 4,36 na semana que antecedeu o Carnaval. Hoje (04/03), por volta das 13h o dólar comercial (que é mais barato do que o dólar turismo, utilizado por quem vai viajar) ultrapassa os R$ 4,54.
Para entender o impacto dessa instabilidade do câmbio no turismo, o KAYAK, ferramenta de planejamento de viagens, fez um levantamento* que identifica os destinos que mais cresceram em buscas de janeiro de 2019 a janeiro de 2020, além dos mais buscados no começo de cada ano.
Destinos nacionais foram destaque em ambos:
Todos os quinze destinos que mais cresceram em buscas são nacionais, com Fortaleza na liderança. “A cidade tem investido muito no turismo. Além disso, Fortaleza também atrai viajantes interessados em outras praias, como Jericoacoara, e o Aeroporto Pinto Martins se tornou uma conexão importante com outros países, em função de inaugurações constantes de novos voos internacionais”, comenta Eduardo Fleury, Líder de Operações do KAYAK no Brasil. No mais, destinos de todas as regiões do Brasil estiveram em destaque.
O levantamento também aponta os destinos mais populares – que tiveram maior volume absoluto de buscas – em janeiro de 2019 e 2020:
No ano passado, cinco destinos internacionais apareciam entre os 15 mais buscados; em 2020 o número cai para quatro – e em piores posições. “Nova York foi substituída por Santiago, uma cidade com preços muito mais acessíveis para os brasileiros. No mais, é importante lembrar que em 2020 teremos muitos feriados prolongados e os viajantes podem estar buscando por viagens mais próximas e curtas em vez de guardar o orçamento para uma viagem internacional”, afirma Fleury.
*A pesquisa foi feita no dia 18/02/2020 na base de dados do KAYAK Brasil buscando por voos de ida e volta na classe econômica saindo de todos os aeroportos do Brasil com destino a todos os aeroportos do mundo. Foram comparadas passagens buscadas em janeiro de 2020 com janeiro de 2019, para viagens em março e abril de cada ano.