Lençóis, uma das cidades base para quem quer conhecer o Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia havia anunciado que poderia voltar a receber turistas hoje (1), desde que estes apresentassem teste negativo para a Covid-19 e seguisse os protocolos sanitários estabelecidos (uso obrigatório de máscara, álcool em gel, distanciamento social etc), mas ontem divulgou nota informando sobre postergar da reabertura da cidade para o turismo.
Segundo a prefeitura, o adiamento se deve à necessidade de aprovação de lei que prevê multas para quem descumprir as medidas de combate a Covid-19, trabalho conjunto de intensificação das ações de conscientização da população, ampliação da vistoria nos estabelecimentos turísticos entre outros, além do “aumento de notificações de pessoas com sintomas relacionados ao novo coronavírus nos últimos dias”.
Confira a nota a seguir:
O Parque Nacional da Chapada Diamantina segue fechado. No último dia 26, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) anunciou que as unidades de conservação federais poderiam abrir para visitação (com restrições). Aqui o instituto disponibiliza uma lista dos parques já abertos.
“Novo turismo”
Vários especialistas concordam que passeios ao ar livre, junto à natureza e sem aglomerações são tendência na retomada das atividades turísticas, com o que concorda também o diretor da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), Jorge Ávila. Ao Correio 24 horas, Ávila comentou que “a zona turística da Chapada é composta por 34 cidades e, junto com esses municípios, estão construindo esse protocolo que vai padronizar as ações na região, o que traz segurança para a população e os turistas”.