Curte uma praia? Então se prepare para muitas fotos que vão fazer você querer parar o que está fazendo e comprar uma passagem para a Tailândia agora mesmo!
Confira agora mais um post incrível do casal Flávio e Geise do Blog Viajando na Janela.
Areia branca e fininha. Águas clarinhas que variam entre tons azuis e esverdeados. Paredões de pedra emoldurando praias paradisíacas. Muitos peixinhos coloridos que podem ser vistos até mesmo sem entrar no mar. Barcos de madeira enfeitados com colares de flores. Um por do sol com cores lindas e sem igual… Praticamente todas as praias que visitamos na Tailândia seguem essas mesmas características, mas algumas em especial conquistaram nossos corações .
Toda essa beleza natural atrai muita gente para a Tailândia, ainda mais quando associamos isso ao baixo custo do pais. Como consequência, as principais praias e pontos turísticos tailandeses estão ficando cada vez mais superlotados de turistas.
Mas não se desespere! Existem muuuuitas praias por lá e só as mais conhecidas são tão disputadas. Várias outras, que são tão lindas quanto, não recebem tantos turistas e você poderá ter toda a tranquilidade que deseja para tirar as merecidas férias que tanto planejou 😀
Como sabemos da dificuldade que é escolher quais praias visitar em meio a tantas opções, montamos este resuminho para ajudar. Listamos as praias e ilhas que visitamos e consideramos imperdíveis, e de quebra ainda aproveitamos para sugerir algumas que estavam nos nossos planos mas não tivemos tempo de conhecer, pela visão de alguns colegas blogueiros que estiveram por lá!
Nos posts futuros detalharemos como foi nossa passagem por cada praia e ilha, trazendo dicas de hospedagem, restaurantes, passeios e transporte, ok? Curta o Facebook do Viajando na Janela para não perder nenhuma dica!
Nosso roteiro de praias
São tantas opções de praias que mais parecem cenários de filme que não me importaria nem um pouco de passar alguns meses percorrendo o litoral da Tailândia, tomando água de coco, curtindo hotéis e resorts incríveis (e baratos!) e conhecendo todas as ilhas e praias de lá.
Porém só tínhamos 21 dias para conhecer toda a Tailândia e, como queríamos visitar muitos lugares, tivemos que selecionar algumas praias e ilhas que julgávamos serem imperdíveis. Acredite, essa tarefa não foi nada fácil!
No final, depois de muitas pesquisas, separamos 11 dias para curtir o litoral, e o nosso roteiro ficou assim:
(De cara, já digo que tiraria um dia de Railay e ficaria mais tempo em Phi Phi!)
3 dias em Railay Beach
2 dias em Koh Phi Phi
1 dia em Koh Samui
2 dias em Koh Phangan
3 dias em Koh Tao
Veja nosso roteiro completo pela Tailândia.
Mar de Andaman
Situado à oeste da Tailândia e ao sul de Myanmar, o mar de Andaman guarda algumas das paisagens mais lindas do mundo! E é exatamente nesta região que se encontra a praia mais conhecida da Tailândia: a Maya Bay (lembra do filme “A Praia“, com o Leo DiCaprio?)
Sem dúvidas a fama de Maya Bay justifica-se pela beleza do lugar, mas a região possui outras praias e ilhas tão lindas quanto e que são bem mais tranquilas (ou seja, não tããããoo cheias de turistas com seus ‘paus de selfie’ ).
Koh Phi Phi, Hong Island, Bamboo Island, Railay Beach, Monkey Beach, Koh Poda, Chicken Island, Koh Lipe… Se você já leu algo sobre o litoral da Tailândia, certamente se recorda destes nomes. Todos estes paraísos ficam na Costa Oeste do país!
“Koh” significa “ilha”.
Koh Phi Phi
Koh Phi Phi (pronuncia-se “Ko Pi Pi“) é uma das ilhas mais visitadas da Tailândia e a alta procura é totalmente justificada pela beleza indescritível do lugar! A começar pela água, que em alguns lugares é tão transparente que dá pra ver o fundo do mar e em outros ganha uma cor em tons de esmeralda de tirar o fôlego. Phi Phi foi a ilha que mais curtimos na Tailândia!
Koh Phi Phi na verdade não é uma única ilha, mas sim um arquipélago formado por 6 ilhas, sendo que Koh Phi Phi Don e Koh Phi Phi Leh são as duas maiores e mais importantes de lá.
É em Koh Phi Phi Don que você ficará hospedado quando for ao arquipélago. Isto porque Koh Phi Phi Leh é uma reserva natural e não possui hotéis.
Em Phi Phi Don existem várias praias super lindas como Ao Lo Dalam, Monkey Beach e Long Beach.
Em Long Beach a vida marinha é incrível e foi lá que fizemos um dos melhores mergulhos com snorkel da viagem. O Flávio inclusive viu dois tubarões ponta-negra-do-recife por lá!
Phi Phi Leh, como disse, é desabitada e só tem uma construção: o posto da guarda marítima tailandesa. Aqui fica a causa de toda a fama da ilha: a Maya Bay. Em Phi Phi Leh também existem outros três pontos bastante visitados durante os passeios guiados: Loh Samah Bay, Pileh Lagoon e Viking Cave.
Bamboo Island
Pra mim, o lugar mais sensacional que pisei até hoje! Já ao avistar a ilha de longe me encantei pelos muitos tons de azul ao seu redor, a areia é branca e fininha, água morna e muito verde. Espia só esta foto e me diz se é exagero meu!
Esta ilha também não é habitada, sendo que diariamente saem barcos de Phi Phi que levam até lá.
Monkey Beach
Monkey Beach é uma praia linda que fica na ilha de Koh Phi Phi Don. Adivinha qual a principal atração de lá? Siiiiim, muitos macaquinhos que (quase) sempre estão na praia. Nós, como somos muito azarados, fomos até lá mas não vimos nem um macaco sequer. (mas mesmo assim valeu muito a pena!)
Para chegar lá você pode ir de barco ou ir remando com um caiaque.
Não posso deixar de mencionar que em Phi Phi conhecemos a Isa, uma brasileira que trabalha na ilha vendendo passeios de barco. O serviço dela é excepcional! Indicamos de olhos fechados!
Fizemos o passeio de longtail que incluia Maya Bay (primeira parada), Loh Samah Bay, Pileh Lagoon, Viking Cave, Wang Long Bay, Monkey Beach, Nui Bay, Loh Lanah Bay e Bamboo Island.
Contato:
Site: www.toursphiphi.com
Facebook: @facebook.com/toursphiphi
Instagram: @toursphiphi
Hong Island
Talvez seja minha segunda ilha favorita, ou talvez divida a posição com Monkey Beach… O negócio é que Hong Island também é incrível e vale a pena fazer uma forcinha e inclui-la no seu roteiro. O mar por aqui é mais esverdeado, em alguns lugares meio azulado, ou seja, indescritível, tem que ir pra ver com os próprios olhos.
Tem um post completíssimo sobre Hong Beach aqui! Não perca 😉
Railay Beach
Railay é um pequeno paraíso que, apesar de estar localizado na costa, somente é acessível por barco.
O turismo nesta parte do litoral iniciou-se com os vários escaladores que procuravam seus paredões para a prática do esporte. Com o tempo, a região ganhou alguns resorts o que fez com que a procura pelo lugar aumentasse. Hoje, Railay é referência quando o assunto é praia, já que está entre as mais bonitas do país.
É possível se hospedar em Railay, porém não é muito econômico, já que o número de hotéis é reduzido e não há a opção de hostel. Também há a opção de hospedar-se em Ao Nang, contratar um barco até Railay Beach e passar o dia na praia, retornando ao final do dia.
Koh Poda, Chicken Island, Tup Island e Koh Lipe
Infelizmente não tivemos tempo de conhecer estes lugares (já estamos quase montando um segundo roteiro como desculpa para retornar ao país! ).
Koh Poda, Chicken Island e Tup Island ficam próximas a Railay Beach e é possível conhecê-las fazendo o passeio das 4 ou 7 ilhas, que pode ser contratado com agências locais ou com os próprios barqueiros.
Para quem quiser saber um pouco mais sobre as ilhas, vale a pena dar uma olhada neste post do Robson, do blog Um Viajante.
Koh Lipe é uma ilha menos conhecida entre os turistas brazucas mas nem por isso menos interessante. As fotos de lá nos encantaram muuuito, mas tivemos que escolher entre Lipe e as ilhas do lado leste do país, por ser um pouco mais afastada (saindo de Krabi/Phi Phi leva-se em torno de 4 horas de speedboat).
Alguns dos relatos mais bacanas sobre essa região menos explorada pelo turismo são do Flávio, do blog Viaje Leve, do casal Eduardo e Mônica, do blog eduardo-mônica.com e do Rafael, do blog Esse Mundo É Nosso.
Golfo da Tailândia
As ilhas mais conhecidas do lado leste da Tailândia são Koh Samui, Koh Phangan e Koh Tao. Saindo de Phi Phi, levamos quase um dia inteiro para chegar em Samui, entre trechos de barco e ônibus.
Como chegamos tarde em Koh Samui e saímos de lá por volta de 12h do outro dia, não tivemos tempo de conhecer as praias de lá, apenas os templos do Big Buddha e Wat Plai Laem, por isso só vamos citar aqui as outras duas ilhas que conhecemos, ok?
Koh Phangan
É conhecida por ser a mais baladeira de todas as ilhas, principalmente por festas como a Fullmoon Party e o Halfmoon Festival. Mas não se preocupe, se o seu foco é descansar e curtir praias lindas, vá por mim e reserve alguns dias para conhecer Koh Phangan.
Ficamos hospedados na praia de Haad Rin e alugamos uma scooter para conhecer as praias mais distantes. Passamos por Mae Haad, Haad Salad, Ao Chalok Lam, Ao Wok Tum e Ban Tai, e indicamos todas!
Koh Tao
Nossa passagem por Koh Tao não saiu exatamente como planejado… Choveu bastante em dois dos três dias que ficamos lá e infelizmente não pudemos conhecer as praias.
No terceiro e último dia fizemos o mergulho com cilindro, e mesmo com as condições climáticas não muito favoráveis (tempo nublado e chuviscos durante quase todo o dia) pudemos aproveitar bastante.
Nossa maior decepção foi não ter conhecido Koh Nang Yuan, uma ilha ligada a Koh Tao por uma pequena faixa de areia, um dos cartões postais do país… As únicas fotos que temos de lá foram tiradas do restaurante do nosso hotel (que tinha uma vista linda!) e do barco que fizemos o mergulho.
Mas, nossos amigos Mônica e Fábio do blog Leve Sem Destino estiveram por lá poucos dias antes e conseguiram visitar a ilha num dia lindo e ensolarado acompanhem o blog deles para saber tudo sobre esse paraíso!
Apesar de não termos aproveitado Koh Tao do jeito que queríamos, o pouco que vimos de lá é o suficiente para te dizer que esta ilha não pode ficar de fora do seu roteiro! (Só torça para não chover! )
Boooom pessoal, essas foram nossas sugestões de praias e ilhas da Tailândia que não poderiam ficar de fora do seu roteiro. Claro que o roteiro depende muito de quantos dias de viagem você terá, né?
A Tailândia tem praia pra todos os gostos, em ambas as costas do país, então agora não tem desculpa pra não começar logo o planejamento das suas próximas férias, né?