Quem conhece não discorda: Tiradentes é uma das cidades históricas mais charmosas de Minas Gerais. Por lá, o caminhar é lento, como impõe o calçamento centenário, e o roteiro turístico sem muitas obrigações a cumprir. Afinal de contas, os principais atrativos do lugar são justamente a calmaria com que as pessoas levam a vida e a atmosfera que faz qualquer um viajar para o passado. Ainda assim, há passeios em Tiradentes, que vão além do circuito religioso e de museus.
A pequenina e tranquila cidade, envolta pela paisagem da Serra de São José, tem belíssimos ateliês de arte, além das delícias da cozinha mineira e a simplicidade dos costumes do povo que por lá têm a sorte de viver. Para ajudar você no roteiro de viagem para a cidade, reunimos neste post uma lista com os passeios em Tiradentes, que propõem experiências diferentes e para os gostos mais diversos. A ideia é mostrar o que a cidade tem além das belas igrejas e museus. Partiu Tiradentes?
Ao final do texto, veja como chegar de ônibus em Tiradentes!
1 – Subir a Serra de São José
Nem só de roteiros gastronômicos e igrejas barrocas vive o turismo de Tiradentes. A Serra de São José rodeia a cidade e oferece trilhas que levam a cachoeiras e mirantes a até 1.260 metros de altura. Um dos percursos favoritos dos turistas é a Trilha do Carteiro, que exige quase 7 km de caminhada. A trilha não é difícil, pois boa parte do trajeto é plano e permeado de vegetação da Mata Atlântica.
Ao longo do percurso, você irá se deparar com o Refúgio das Libélulas, uma das localidades mais ricas do mundo em espécies de libélulas; com as “calçadas”, caminhos abertos pelos escravos no século 18 para o transporte de ouro; e com piscinas naturais. Além de todas essas belezas, o visitante passará pela Cruz do Carteiro, que dá nome à trilha. Segundo relatos de moradores, a singela cruz simboliza a morte de um carteiro que faleceu ali há muitos e muitos anos. Hoje, o lugar acumula diversas pedras amontoadas e, reza a lenda, que todos que por ali passam também devem deixar um cascalho.
É possível fazer a trilha sem guias, mas recomendamos que você contrate uma agência de turismo para fazer o percurso com mais segurança e tranquilidade. Você pode conferir a relação de agências da cidade que fazem este e outros passeios em Tiradentes.
2 – Dar um pulinho em Bichinho
Bichinho, distrito vizinho de Tiradentes, é para quem ama arte! O polo artístico da região nasceu graças a iniciativa do artesão Antônio Carlos Bech, mais conhecido como Toti, que chegou ali em 1991 e fundou a Oficina de Agosto. O objetivo do espaço era ensinar artesanato para a comunidade e, assim, gerar renda. Deu tão certo que hoje o lugar é reconhecido internacionalmente, deixando os preços das peças mais salgados.
Ainda que você não queira gastar com os artesanatos vale a visita, pois o que não falta são pessoas interessantes, cheias de histórias para contar e ensinar. A Casa Torta, por exemplo, é um ótimo lugar para conhecer em Bichinho. Além de exótica – a frente da casa é literalmente torta (como na foto) -, a Casa é um pouco de tudo: café, bistrô, cozinha, teatro e espaço para brincar. Aqui você confere a programação cultural da Casa Torta.
Partindo do centro de Tiradentes, você percorre uma estrada de terra com aproximadamente 8 km até chegar em Bichinho. Confira mais informações no site do Bichinho!
3 – Comer os quitutes do Chico Doceiro
A vendinha do Chico Doceiro não poderia ficar de fora da lista de passeios imperdíveis em Tiradentes. O motivo? O lendário doceiro prepara iguarias mineiras em enormes tachos de cobre, tudo com muito cuidado e carinho. Ah, e os doces são vendidos a preços justos!
É aquela paradinha que não pode ficar de fora do roteiro de quem visita Tiradentes. Apenas prove o canudinho de doce de leite e você entenderá o porquê recomendamos o Chico Doceiro!
Mais informações
Rua Francisco Pereira Morais, nº 74.
Tel: (32) 3355-1900
Facebook do Chico Doceiro
Continue lendo no blog do Guichê Virtual mais sobre a Serra de São José e outros passeios em Tiradentes!