Já falamos por aqui, do norueguês que, com 37 anos já havia visitado todos os países do mundo; já falamos de gente que, ainda mais jovem, fez uma volta ao mundo a pé e até de quem começou uma road trip aos 53 (esta, que sonho, durou mais de 20 anos) e hoje mais um entra para o “hall da inspiração” – risos: Christian Byfield.
Christian, um engenheiro industrial bogotano tem 28 anos e já conheceu 59 países dos 4 continentes. Virou embaixador da entidade que promove o turismo em seu país e da GoPro que pagam para que ele viaje.
A história dele tem algo em comum com algumas outras de pessoas que “largam tudo para conhecer o mundo”: a necessidade de encontrar-se. Trabalhando das 8h às 20h na área de investimento e consultoria queria deixar pra trás a gravata, os telefonemas de clientes, o cabelo curto, a vida na qual já não encontrava sentido.
A atitude veio em 2012, quando fez uma viagem à pequena San Agustín (cidade colombiana do departamento de Huila) e ali conheceu um gringo que lhe sugeriu deixar tudo para conhecer o mundo. Nos pensamentos… não mais 12 horas na frente do computador, não mais mensagens de negócios por WhatsApp, não mais dinheiro guardado. Algo como um ano mais tarde, Christian acomodava os 14 quilos de roupas e equipamentos em sua mochila e embarcava para a Etiópia para fazer uma volta ao mundo.
A ideia era usar durante o ano de 2013, os 38.000 dólares que tinha em sua conta num belo roteiro que incluiria além da Etiópia, destinos no Djibuti, em Uganda, na Índia, Turquia e Austrália, onde terminaria a jornada e voltaria a Bogotá para retomar sua vida. Mas nem a insistência de seus pais para que “voltasse à realidade” e nem o saldo bancário (ele já havia gasto a metade de seu orçamento) fizeram com que ele desistisse.
Durante o período em que viajou começou a dividir sua experiência no Instagram e num blog, ia atraindo seguidores que tinham curiosidade de saber quem era o bogotano que estava dando uma volta ao mundo, o “nômade de Bogotá”, porém paralelo à notoriedade, o dinheiro ia acabando. Foi quando empresas começaram a lhe procurar oferecendo parceria comercial. Seu escritório passou a ser a selva, o mar, as montanhas, a experiência vivida nos lugares por onde passa. Ele segue viajando e quer seguir adiante.
Abaixo alguns cliques de Christian mundo afora:
O mais jovem
Christian pode se tornar o mais jovem viajante latino a conhecer o mundo todo.
O inglês James Asquith passou 5 anos viajando e diz ser a pessoa mais jovem a visitar cada um dos 196 países do mundo, façanha que completou aos 24 anos de idade.
Pra inspirar, um vídeo do viajante inglês:
Você pode saber mais sobre esta história e acompanhar a grande viagem de Christian através do blog, Instagram e Facebook.