Cientistas da Universidade Monash, na Austrália criaram uma nova bateria que dizem ser capaz de deixar um smartphone em operação por cinco dias. De acordo com o grupo responsável, a tecnologia desenvolvida permitiria que um carro percorresse a distância de mil quilômetros. As informações são do site TechTudo.
Segundo a publicação, na concepção da bateria foram usados uma nova aplicação de lítio e enxofre (Li-S), que não são muito mais caras ou difíceis de fabricar que as atuais, geralmente produzidas com íons de lítio. Outra vantagem da nova tecnologia seria o potencial de diminuir os riscos para o meio-ambiente.
O site ressalta que “a ideia não é inédita, já que baterias que combinam enxofre e lítio são investigadas pela comunidade científica já há alguns anos”, mas o que diferencia o projeto e pode torná- viável é o fato de testes em maior escala estarem programados para ocorrer ao longo do ano na Austrália. “Além disso há também interesse de fabricantes da China e da Europa em investir no desenvolvimento comercial da Li-S”.
Se você se interessa pelo assunto pode encontrar mais informações no artigo publicado no site da universidade australiana (em inglês).
A foto (da home e) que traz até este post é de Andreas Haslinger/Unsplash.