Daniela Turati e Thiago Alexandre, dois apaixonados pela estrada, por conhecerem novos lugares e culturas e pela Biologia estão há um ano rodando o mundo levando a mensagem da urgente necessidade de conservar a biodiversidade. Trata-se do projeto Tacitus Discooperio (o significado, aqui) que pretende percorrer o planeta ao longo de 4 anos e meio disseminando a importância do cumprimento das metas 1 e 9 de Aichi até o ano de 2020.
Para realização do projeto eles contam com um orçamento médio de US$ 30 por dia para alimentação, hospedagem (eles carregam uma barraca) e gasolina – que é o item que mais pesa no quesito dinheiro. Eles viajam numa moto BMW 1200 GS Adventure – a Jabiru – que segundo eles faz 18Km por litro e às vezes hospedam-se na casa de amigos (conhecidos ou os que fazem pelo caminho) para tudo caber na conta.
Um longo caminho
No total serão 320.000Km a serem percorridos em 10 etapas: Américas, Oceania, Sudeste Asiático, Ásia Oriental e Sibéria, Ásia Central, Ásia Meridional, Ásia Ocidental, África, Europa e Cuba e Norte da América do Sul. Em agosto do ano passado, eles partiram de Brasília rumo ao Alasca. Todas as etapas do projeto envolvem averiguação e sensibilização. Você pode saber mais sobre, aqui.
Mais sobre o projeto e a viagem podem ser conferidos no site, na página dele no Facebook, no Instagram e no canal no YouTube.