O blog do buscador de viagens Skyscanner divulgou uma lista do que considera as mais belas cidades coloniais da América Latina. Inspiração para conhecer (ou rever) algumas, depois que o mundo abrir suas portas novamente.
A tarefa de fazer listas do tipo é bem difícil, mas vejamos as eleitas pela plataforma:
1- Cartagena de índias – Colômbia
A mescla de praia/mar da cidade amuralhada, com suas igrejas, museus e antigas casas de fachadas coloridas e de varandas de madeira foram destacados pelo Skyscanner.
2- Quito- Equador
Segundo a publicação, o centro histórico da capital equatoriana foi o primeiro a ser declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, há 42 anos.
A rua La Ronda e a Plaza San Francisco (ou da Independência) guardam nada mais nada menos que quatro mil imóveis declarados patrimônio cultural, dentre eles 10 museus, 22 templos e vários conventos.
3- Colônia de Sacramento – Uruguai
A pequena e tranquila cidade (hora portuguesa, hora espanhola nós tempos coloniais) às margens do Rio de La Plata é uma das mais belas cidades coloniais da América Latina.
4- Arequipa – Peru
A cidade “monumental e cheia de vida” fundada em 1549 fica aos pés de três grandes vulcões o que já lhe garante beleza cênica. Destaque para a Plaza de armas, onde chama a atenção o magnífico e mais visitado edifício colonial local, o convento de Santa Teresa.
5- Antigua – Guatemala
“Antigua apaixona a todos que a visitam”. Destaque para suas casas baixas de fachadas coloridas que se misturam com edifícios históricos, igrejas, praças e gente de todo o mundo.
6- Trinidad – Cuba
A cidade fundada em 1514 prosperou durante o período colonial e durante algum tempo foi a cidade mais rica de Cuba.
Declarada monumento nacional e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO (1988), suas ruas de pedra, museus e restaurantes com música ao vivo, foram destacados pelo blog.
7- San Miguel de Allende – México
Além dos encantos arquitetônicos em cada cantina da cidade te espera um contador de histórias.
San Miguel de Allende é considerada a cidade mais bonita do México, segundo a publicação.
8 – Salvador – Bahia – Brasil
Colorida, pulsante “um lugar em que o Brasil moderno e o colonial se fundem totalmente.” Destaque para o seu “coração colonial”, o Pelourinho.
9- Sucre – Bolívia
Parada obrigatória na Bolívia, a publicação definiu a cidade como a “máxima expressão colonial da nação e seu coração histórico.”
10- Valparaíso – Chile
“Na América Latina existem poucos lugares tão pitorescos como ‘Valpo’, como os chilenos chamam carinhosamente a Valparaíso.”
Destaque para suas ladeiras e colinas que somadas ao porto, praças, terraços com vista para o mar e suas coloridas casas coloniais fazem do lugar algo especial.
E você, quais cidades coloniais da América Latina acredita serem as mais belas? Concordou com essa lista? Deixe a(s) sua(s) preferida(s) nós comentários!
– No Brasil, acrescentaríamos as cidades históricas de Minas Gerais, Paraty (RJ) e São Luís (MA), e você?
Ouro Preto no Brasil e Guanajuato no México. Não entendo porque quando falam em cidades coloniais não citam nunca Salta na Argentina
Tiradentes e ouro preto
Esse Buscador tá perdido. Na América do Sul foi ótima a lista. Mas, no Brasil? Esquecer Ouro Preto ? Salvador é linda, mas se trata de uma lista em q se deu ênfase à toda a cidade e não só só a seu sitio histórico
No Brasil também acrescento, Penedo em Alagoas banhada pelo Rio São Francisco