Aracaju é uma das principais cidades do nordeste do Brasil. A capital do estado de Sergipe é um local muito procurado para escapadas
devido às suas belezas naturais e por ser um destino considerado relativamente barato.
Com um estilo colonial excepcional, e com grande progresso em infraestrutura relacionada ao turismo nos últimos anos, esta cidade se estabeleceu como um dos principais destinos turísticos do nordeste do Brasil.
A cidade de Aracaju é banhada pelo rio Poxim ao sul, pelo rio Sergipe ao norte e pelo Oceano Atlântico a leste. Este número de afluentes permite-lhe ter uma variada fauna aquícola que enriquece a gastronomia do local.
É importante mencionar que também possui um aeroporto internacional, portanto seu acesso por via aérea é muito simples. Além disso, possui frequências diárias de de aeroportos importantes como os do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.
Aracaju é a combinação perfeita entre praia, rios, história e gastronomia!
Praias
As praias de Aracaju são de encanto inigualável e a boa notícia é que não é necessário percorrer longas distâncias para chegar até elas. A cidade inteira está de frente para o mar e é por isso que a praia é uma paisagem contínua por toda a cidade.
A Avenida Santos Dumont vai de sul a norte ao longo de todas as praias de Aracaju, e há ônibus que fazem esta rota com uma frequência contínua.
As praias mais populares a serem visitadas são: Praia do Viral (onde o rio Vaza Barris deságua no Oceano Atlântico), Praia do Mosqueiro, Praia Grande, Praia do Refúgio, Praia do Robalo, Praia de Araúna e Praia de Atalaia. Esta última é a mais central e é onde o rio Sergipe desagua no mar.
Algumas praias não contam com oferta muito grande de equipamentos e serviços, então não se esqueça de levar abrigo do sol, protetor solar e manter-se hidratado.
Uma cidade com história
Aracaju possui uma várias atrações urbanas, bem como uma boa infraestrutura robusta que acomoda mais de 400.000 habitantes. Ela mistura a paisagem da era colonial com a modernidade, com edifícios contemporâneos e áreas comerciais bem desenvolvidas, bem como locais históricos bem preservados.
O centro histórico tem edifícios que datam da década de 1850, com uma arquitetura colorida onde se destaca a Catedral Metropolitana ou a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, construída no ano de 1862 e inaugurada 13 anos depois. Conserva todos os detalhes de sua construção e é uma das atrações mais visitadas.
Outro ponto de interesse é o Morro Santo Antônio, que é o lugar mais alto de Aracaju e de onde se pode desfrutar de uma vista panorâmica incomparável da capital de Sergipe.
A Ponte do Imperador sobre o Rio Sergipe é outro local imperdível para visitar e tirar boas fotos. Sua arquitetura é extremamente marcante, especialmente considerando que foi construída em 1859, e sua função era como um ancoradouro para os navios a vapor que transportavam o Imperador Pedro II.
O Museu da Gente Sergipana é outro lugar a ser visitado, um edifício que conta um pouco da história da cultura local. Dividido em áreas temáticas, a área ‘Nossos falares’ traz representações audiovisuais de palavras e expressões da oralidade da região. Como as demais áreas do museu é bem interessante, ainda mais pra quem gosta de sotaques e expressões típicas.
O outro lugar para visitar é a Orla de Atalaia, a parte mais renovada e modernizada da cidade, onde estão localizados os principais bares e restaurantes que dão a Aracaju sua vida noturna. É o lugar mais procurado para hospedagem devido à quantidade de atividades a realizar:
você pode jantar ou aproveitar a vida noturna, assim como cruzar a Avenida Santos Dumont e estar na praia mais populosa de Sergipe.
Também muito interessantes são as festas populares de Aracaju, que atraem visitantes de todo o país, principalmente durante as festividades no mês de junho, com muito forró, danças e comidas típicas do famoso São João.
Os mercados de Albano Franco e Thales Ferraz são muito interessantes para visitar e comprar produtos típicos da gastronomia local e nordestina de modo geral.
Rios
Enquanto as praias de Aracaju atraem a maior parte da atenção dos turistas, os rios que circundam a cidade são muito interessantes de se visitar.
O rio Vaza Barris, no sul, permite fazer um passeio de barco ao longo de suas águas até a Croa do Goré, que na maré baixa revela bancos de areia que formam ilhas onde se pode passar algumas horas na água com guarda-sóis, coquetéis e esportes aquáticos.
No lado norte, o Rio Sergipe, que abraça o centro histórico, tem um calçadão litorâneo com belas vistas e a Ponte João Alves que se conecta à Barra dos Coqueiros.
Gastronomia de primeiro nível
A gastronomia de todo o estado de Sergipe é de qualidade inigualável. A enorme quantidade de recursos provenientes do mar e dos rios enriquece a cultura culinária de Aracaju.
Sem dúvida, a comida desta cidade é uma das maiores atrações e a razão pela qual milhares de turistas a visitam todos os anos. Seus pratos são principalmente à base de caranguejos, camarões, peixes e frutos do mar.
Produtos alimentícios típicos brasileiros são adicionados e combinados, tais como milho, amendoim verde, feijão, arroz e mandioca ou aipim.
Além disso, o estado de Sergipe é um dos principais produtores de manga ou mangaba, fruta muito utilizada em sucos, coquetéis, sobremesas e sorvetes.
O amendoim verde é o petisco ideal para comer em Aracaju, que é um dos principais consumidores e produtores desta fruta. Ideal com uma cerveja no final da tarde na Nova Orla.
Vida Noturna
Embora Aracaju não seja uma das chamadas grandes cidades do Brasil, ela tem uma vida noturna muito boa devido ao grande número de turistas que recebe durante o ano todo.
Há vários passeios gastronômicos para poder jantar, assim como muitos bares com bons coquetéis e forró. Há inclusive casas onde só se dança forró, com músicos ao vivo tocando até as primeiras horas da manhã. Se você é tímido não se preocupe, é possível assistir à música e a dança sem fazer parte dela.
Um destino diferente
Aracaju é, sem dúvida, um lugar diferente para fazer uma escapada ou planejar uma semana de férias. Tem a particularidade de combinar diversas atrações com praias que podem ser aproveitadas durante o ano inteiro.
A gastronomia, os pontos de interesse coloniais e modernos, a vida noturna e toda a água que a cerca, fazem de Aracaju um lugar paradisíaco para descansar em qualquer época do ano.
A imagem que abre este artigo é de área da ‘Ilha dos Namorados’ | Foto: Cleverton Ribeiro/Mtur.
Bom o texto faz uma excelente descrição do estado de Sergipe, vale lembrar que existem outas cidades tão interessantes, quanto Aracaju, bom o que quero deixar aqui é, Sergipe de fato tem um potencial turístico vasto, porém, o incentivo e investimento nesse setor deixa a desejar. Assim receptividade é algo muito difícil encontrar por aqui, deixando claro que é como se sinto em relação ao meu estado, outra coisa, existem paraíso naturais, polos turísticos, sem nenhuma infraestrutura o incentivo governamental. Ao meu ver, com um governo sério e que tenha vontade de fazer esse estado entra no topo dos mais visitados do Brasil, tenho certeza que depois de Salvador e Rio de janeiro, Sergipe tem potencial para isso.
E verdade , essa E a minha Cidade !
excelente reportagem , parabéns pela a matéria .
Oi Michele!
Obrigada pelo comentário.
Infelizmente nós só passamos por Sergipe e Aracaju especificamente (pegamos um período de chuva e fomos descendo), mas gostamos muito das paisagens que vimos (mesmo poucas e rapidamente). Certeza que tem potencial!
Abraço.