O governo argentino tem buscado condições que permitam desenvolver a atividade turística no país ainda durante a temporada de verão e até que uma vacina esteja disponível. No final de setembro uma reunião interministerial analisou as estratégias, medidas e recomendações já propostas para a reativação do setor.
Em matéria publicada ontem (5) o portal especializado em produção de conteúdo para profissionais de Turismo, Panrotas diz que o país vizinho deverá “abrir as fronteiras para visitantes internacionais em algo próximo a 12 de outubro”.
As viagens rodoviárias e de curta distância (o que vem sendo chamado “turismo de proximidade”) são apontadas como tendência, sendo assim o turismo argentino terá um olhar especial à região Sul do Brasil. Segundo a publicação, o secretário executivo da INPROTUR, principal entidade do Turismo da Argentina, o país já tem condições de receber os visitantes de um de seus maiores mercados emissores, o Brasil. “É hora de estimular as províncias fronteiriças. Habitantes de cidades como Maringá, Londrina, Ponta Grossa, Cascavel, Chapecó, Blumenau, Joinville, Gravataí e Santa Maria vão ser mais impactados por nosso marketing, e o trade destes locais será treinado sobre os destinos que os cercam. Também coordenamos com as companhias viárias que ligam a Argentina a essas cidades”, explica Sosa ao Panrotas, que acrescenta que mais de 150 serviços viários são feitos mensalmente entre os países.
Além das cidades da região Sul, capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis, Curitiba e Porto Alegre também foram citadas pelo secretário.
Ainda à publicação, Sosa diz que “está tudo [os protocolos de saúde e segurança] pronto, do transporte à hospedagem, do receptivo aos restaurantes” para reativação do turismo e que o país conta também com a responsabilidade dos turistas para que a pandemia não avance. “Nossa parte está assegurada, mas não podemos relaxar até a chegada da vacina”, alertou.
No último dia 1º, Bariloche anunciou a sua reabertura para turistas locais. Depois de seis meses fechada, a cidade foi o primeiro destino turístico argentino a ser reaberto, participando de um projeto piloto para testar a reabertura total de outros municípios. Inicialmente Bariloche só está aberta para moradores da província de Rio Negro.
Seguro Viagem
Por enquanto não foi anunciada obrigatoriedade de se fazer um Seguro Viagem para viajar à Argentina e no caso de uma emergência médica é possível contar com o serviço público de saúde local (e também do Brasil e Paraguai, em se tratando de países da América do Sul); no entanto é altamente recomendável fazer um seguro viagem. Fizemos uma simulação para uma viagem de 30 dias durante o mês de janeiro de 2021 e para exemplificar, o plano mais barato sai a R$ 287,34 para os 30 dias, ou seja, menos de R$ 10 por dia de viagem. Todas as informações sobre Seguro Viagem América do Sul, os melhores e mais baratos e como conseguir desconto você confere no nosso tutorial, aqui.
Aerolíneas Argentinas anuncia rotas para o mês de outubro
No último dia 25, a companhia aérea argentina anunciou sua programação de voos para o mês de outubro.
Com relação aos voos regionais, as rotas serão as seguintes:
• Lima, 3 voos com saídas nos dias 2, 16 e 30 de outubro e os regressos nos dias 3, 17 e 31.
• São Paulo, 4 voos semanais nas segundas, quartas, sextas e domingos.
• Santiago do Chile, 2 voos semanais nas terças e quintas.
• Assunção: 2 voos ao mês a cada 15 dias. As datas confirmadas são 5 e 19 de outubro.
As outras operações ficaram:
• Madri, 2 frequências semanais, saindo de Buenos Aires nas segundas e sextas e sua respectiva volta nas quartas e domingos.
• Nova York, 3 voos à cidade durante o mês de outubro, com datas de saída nos dias 1, 15 e 29 e retornos nos dias 3, 17 e 31.
• Miami, 4 voos semanais do aeroporto de Ezeiza nas segundas, quartas, sextas e sábados. E os retornos a Buenos Aires nas segundas, quartas, sextas e domingos.
A companhia destaca no comunicado, que conta “com protocolos de saúde e medidas de higiene para suas operações em cada uma das etapas da viagem tanto nos aeroportos como em voo. Todos os procedimentos foram definidos seguindo as recomendações da IATA (International Air Transport Association), ACI (Air Transport Council), OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Ministério de Saúde da Nação.”
Com informações do Panrotas, da Cámara Argentina de Turismo e das Assessorias de Imprensa da INPROTUR e da Aerolíneas Argentinas.
Só faltou falar que ao entrar lá tem que cumprir quarentena de 14 dias no quarto do hotel antes de começar a passear
Al menos una noticia buena para quien necesita Reunificación Familiar.
Las personas están varadas en otros países y necesitan de sus familias.