Em 2016, aos 59 anos de idade, Josefa Feitosa se aposentou. Hora de encarar as agulhas de tricô ou de cuidar do netinho? Para muitos sim, para ela, hora de viver sua plena liberdade. Como? Viajando pelo mundo.
Desde então, Jô como é conhecida, visitou a Europa, África e Ásia, conheceu por enquanto, 40 países. Ao Brasil, segundo contou à BBC, ela só volta para renovar o passaporte.
A primeira viagem foi pelo país, viajando para Belém, no Pará e depois para Manaus, por 10 dias; na sequência Paraná e São Paulo entraram para a lista de lugares visitados pela Jô. Dali ela partiu para a primeira viagem internacional, mas já com um “olhar de viajante”.
Josefa era assistente social, trabalhava no sistema prisional do Ceará, atuando sobretudo na defesa de mulheres transexuais. Por esse motivo foi convidada a falar sobre seu trabalho em Portugal e Espanha, numa série de palestras. Para manter-se regularizada na Europa, fez um curso de inglês na Irlanda, trabalhou como babá e ao mesmo tempo em que estudava viajava pelos países vizinhos.
Voltando ao Brasil, alugou seu apartamento, desfez-se do que tinha e partiu para a África. Desde então está “morando onde a mala está”, nome da fanpage no Facebook na qual ela compartilha momentos dessa volta ao mundo!
Mochileira
Antes mesmo de se aposentar, Jô já economizava dinheiro pensando em viajar. Ainda segundo a reportagem, cortou “luxos”, idas a restaurantes e salões de beleza e gastos com roupas, por exemplo. Durante a viagem usa sua jarra elétrica para ter água quente para o macarrão instantâneo e para o cafezinho, cujo pó ela sempre carrega. Antes de entrar nos países se informa pesquisando sobre a moeda local e sua cotação “para não fazer maus negócios”, não sai gastando e segue devagar. E para hospedagem elege quartos coletivos de hostels onde tem contato com outros viajantes.
No roteiro, Jô procura variar. Faz trilhas e conheceu até Auroville, cidade indiana onde se vive sem dinheiro.
Abaixo algumas fotos da Jô pela Ásia:
Você pode acompanhar mais dessa jornada na página dela no Facebook e conferir a matéria completa feita com ela pela BBC, aqui.
PARABÉNS! Muito bom ver o que há de belo no mundooooo.
Maravilhosa escolha que Jô fez , boa viajem 🙏
Parabéns Jô por sua decisão Deus te proteja sempre por onde você andar, receba meus aplausos👋👋👋👋👋👋👋
Que lindos , essa que e liberdade de pode ir aonde o vento te mandar , parabéns pela coragem.
Tenho vontade , me falta coragem
Orgulho de vc, tia lindaaaa!!!!