Por Nathalia Marques
Uma das coisas que aprendi, durante minhas aventuras por este mundo, é que a tecnologia pode ser uma forte aliada. Lembro que quando comecei a viajar sozinha meu único aliado era o Google Maps, que me ajudava a não ficar perdida. Todavia, isso mudou.
Com o avanço do número de mulheres viajando sozinhas, pude observar que começaram a surgir plataformas e aplicativos que oferecem soluções para elas. Claro que isso é um reflexo da insegurança. Afinal, se não houvesse insegurança para nós, mulheres, não haveria a necessidade de criar certos aplicativos.
No entanto, penso que se eles existem e podem nos ajudar, por que não usar, né? Foi por isso que selecionei alguns aplicativos e plataformas que podem ajudar as mulheres que viajam sozinhas. Confira!
1. Sister Wave
Descobri recentemente a Sister Wave e achei a ideia incrível. A plataforma brasileira visa ajudar mulheres a viajarem sozinhas por meio de uma experiência única – se hospedando na casa de mulheres locais.
A startup conecta as viajantes com as moradoras locais por meio de hospedagens com preços acessíveis. Além disso, as usuárias da plataforma contam com uma rede de apoio local, com dicas de segurança e com roteiros que diferentes que só as moradoras da região conhecem.
2. BlaBlaCar – Só para Elas
Você deve conhecer a BlaBlaCar, aplicativo de carona colaborativa, certo? Mas talvez você ainda não conheça a plataforma “Só para Elas”. É a mesma empresa e o mesmo serviço. Contudo, com o diferencial de ser só para mulheres. A plataforma permite aos membros organizarem caronas exclusivamente entre mulheres.
3. FemiTaxi
Essa dica é para mulheres que viajam pelo Brasil e sentem receio de pegar Taxi convencional. O aplicativo é um “Uber” somente com motoristas e passageiras mulheres. Atualmente, o FemiTaxi está disponível nas cidades de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Goiânia, Santos, Campinas e Belo Horizonte.
4. Life360
O Life360 é um ótimo aplicativo para compartilhar sua localização em tempo real com amigos ou familiares. Com ele, a viajante pode criar um círculo de amigos que terão acesso a sua localização. É um aplicativo bacana para quem vai viajar para lugares mais remotos ou para quem ainda se sente insegura em viajar sozinha.
5. Vamo comigo
Sabemos que viajar sozinha não significa realmente estar só. Sempre há pessoas dispostas a compartilhar a jornada. O app “Vamo Comigo” foi criado justamente por isso. Ele conecta mulheres viajantes que vão para o mesmo destino, na mesma data e que têm interesses em comum, para que elas possam compartilhar a experiência.
Para finalizar, é bom lembrar, quem está começando a viajar sozinha, que não é necessário usar todos os aplicativos. Eles são apenas opções que podem ajudar no caminho, caso você sinta que realmente precisa. Curtiu as dicas? Saiba que no M pelo Mundo, site de informações e dicas de viagem para mulheres, há mais conteúdo com esse.
Olá
Adorei as dicas…
feliz ano novo 🎆