O parque estadual do Jalapão, no Tocantins, está com novas regras para visitação. Entre as normas anunciadas pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) está a proibição do uso de drones para filmagens e fotografias nas dunas. Ensaios fotográficos de casamento e 15 anos, por exemplo, continuam permitidos desde que previamente informados e autorizados. Não há restrições para fotos pessoais, exceto para fins comerciais.
As áreas de nado também foram delimitadas: as lagoas próximas das dunas estão entre os locais cujo o banho está proibido.
A abertura de novas trilhas não será mais permitida e a entrada de animais domésticos também não será mais permitida, apenas cães guias usados para orientação dos deficientes visuais serão autorizados.
O uso de bebidas alcoólicas e substâncias ilícitas nas dunas faz parte da lista de proibições anunciadas pelo o órgão. As regras ainda reforçam proibições como alimentar e maltratar os animais silvestres, bem como retirar material da natureza e acender fogueiras dentro do parque.
Agências
De acordo com as novas regras, só poderão conduzir turistas pelo parque, empresas cadastradas no Ministério do Turismo. As mesmas deverão ter licenciamento ambiental para o exercício da atividade e o número da licença deve ser fixado [em local visível] na operadora.
Segundo o Naturatins, 11 empresas são cadastradas no ministério, mas o número das que trabalham na informalidade é bem maior, “daí a necessidade de formalização dessas empresas, no sentido de estarem cientes do uso racional dos recursos naturais”, diz nota divulgada pelo Ministério do Turismo, que afirma também que a fiscalização no parque será intensificada.
O lixo gerado pelos visitantes deverá ser recolhido pelas agências, sob pena de multa. O turista também poderá ser multado se flagrado jogando lixo na natureza.
A foto (da home) que traz até o post é de divulgação do Ministério do Turismo.
Texto: Geraldo Gurgel/MTur e Redação.