O norte-americano Albert Podell, conseguiu transformar em realidade o sonho de conhecer todos os países do mundo. Foram 50 anos de viagem reunindo histórias e imagens dos mais diferentes lugares do planeta. Podell, ex-editor da Revista Playboy tem 78 anos e disse que o sonho de dar a volta ao mundo começou quando ele ainda era uma criança e tinha o hobby de colecionar selos de diferentes lugares.
Em uma recente entrevista à revista National Geographic (na íntegra, aqui – em inglês), Podell conta um pouco de sua história. Em suas andanças ele já foi perseguido por búfalos, quebrou alguns ossos, experimentou os mais estranhos alimentos, foi preso, roubado e quase linchado.
Além do hobby de infância, mais tarde seu trabalho lhe deu um empurrãozinho para viajar. Quando editor da revista Argosy, Podell junto com outros escritores fez o que na época foi considerada a mais longa viagem de carro ininterrupta do mundo, jornada que chamaram de ‘Transworld Record Expedition’.
Um dos trechos da entrevista que chama atenção é quando que ele fala sobre quão ‘cautelosos’ são os jovens americanos em se tratando de conhecer o mundo. “Os viajantes jovens que encontrei eram de países como Nova Zelândia, Austrália, Alemanha, França, Canadá ou Grã-Bretanha. Os americanos são nervosos quanto a sairem pelo mundo”. Ele considera também que os jovens de hoje não são tão aventureiros. “Eles estão acostumados a ter o mundo literalmente na ponta dos dedos, com a Internet. Se eles querem ver como está Paris, eles têm 20 ou 30 webcams nos arredores de Paris para vê-la”.
Países favoritos
A National Geographic pergunta ao viajante qual seu país favorito. “Se você realmente me pressionar, [vou responder que] meu país favorito é os EUA. Temos algumas das paisagens mais espetaculares do mundo”, citando alguns: Glacier National Park, Mount Rainier, as trilhas de New England, a heterogênea sociedade de Nova York etc. “Mas se eu tivesse que escolher países, eu citaria Nepal e Suíça para o cenário. Para alimentação, Vietnã, Tailândia e França. Para cultura França, Inglaterra, Espanha e Egito”.
Dividindo a experiência
Após estes 50 anos de aventura pelo mundo, Podell publicou um livro, o “Around the World in Fifty Years: My Adventure to Every Country on Earth” (Volta ao mundo em 50 anos: minha aventura em cada canto da Terra – em tradução livre).
O livro está na lista semanal de Best Sellers do NYTimes (pode mudar depois de 12/04), em 5º lugar na categoria Viagem, atrás de Wild; Uganda be kidding me; Beneath the surface e Humans of New York (1º a 4ºs lugares, respectivamente).
O livro (em inglês) pode ser comprado na Amazon e em pelo menos outras 10 lojas online (consulte política de entregas no Brasil).
Mais informações sobre a obra, o autor e sua história podem ser obtidas no site albertpodell.com.
tenho 69 anos, gozo de boa saúde, profa. Aposentada UFRJ/UFS, bom salário. Tenho vontade de comprar um MOTORHOME e sair mundo afora mas, sozinha, não tenho coragem! Gostaria de conhecer e manter contato com uma mulher amiga e dá a volta ao mundo!!! Vc tem alguém q possa me apresentar virtualmente? Abraços!
Facebook: Katarina Caetano – 42 anos- Potiguar – amo viajar de preferencia de moto.
Entra em contato 😀 tambem tenho esse sonho!
chama eu ,,,podemos conversar.