Desde o último dia 15, quem quiser acampar em áreas públicas do Parque Nacional de Torres del Paine, no Chile precisar fazer uma reserva antecipadamente.
A medida valerá até março de 2017, para os acampamentos Italiano, Torres e Paso, áreas gratuitas administradas pela Corporação Nacional Florestal (Conaf). Nestes casos a inscrição deve ser feita através do site http://www.parquetorresdelpaine.cl/es/sistema-de-reserva-de-campamentos-1
Também será necessário reservar com antecedência o pernoite para os acampamentos privados do parque: Paine Grande, Grey, Dickson e Los Perros (pelo site Vértice Patagonia); Serón, Los Cuernos, El Chileno, Central e Francés (pelo site Fantástico Sur – está empresa terá um posto de atendimento no parque para aqueles visitantes que não fizeram a reserva on-line).
De acordo com o Conaf, a medida visa garantir a qualidade da experiência dos visitantes bem como preservar os recursos naturais ao longo das trilhas durante a alta temporada. No verão de 2015-2016, o parque recebeu 220 mil pessoas (só nos acampamentos foram cerca de 80 mil), número bem maior que o esperado.
Com informações de O Globo. Alerta do leitor e viajante, Petrônio Silva.
A imagem da Home, que traz até este post é de área de acampamento Paine Grande | Foto: Matthew Flynn.