Como tem ocorrido com algumas cidades do Brasil que têm retomado (com restrições) suas atividades turísticas, Pirenópolis, em Goiás começou a receber turistas a cerca de duas semanas. Por lá inicialmente houve aglomerações e o feriado que se aproxima (7 de setembro) preocupa as autoridades sanitárias. “Não vamos conseguir receber esses turistas com qualidade, pois não teremos onde recebê-los. Quem vier, certifique-se de que tenha hospedagem, que faça sua reserva, que saiba onde vai ficar”, comenta ao Diário de Goiás, a secretária de saúde de Pirenópolis, Luciana Rodrigues que diz que a cidade não está “comportando” a demanda de visitantes.
Segundo a publicação, a secretaria constatou que algumas pousadas estão recebendo mais turistas que o autorizado (capacidade de 65% dos leitos diários) e descumprindo os protocolos sanitários.
Multa de R$ 1 mil por CPF
A secretária explicou que aglomerações estão sujeitas à multa que é de R$ 1 mil por CPF. “Tiveram multas aplicadas por aglomeração, tivemos multas também pelo não uso das máscaras. Infelizmente principalmente no domingo, o pessoal que está vindo passear não está usando máscara”, comenta ao jornal.
Empresários, poder público e Polícia Militar conversam sobre intensificar a fiscalização e conscientização da população e visitantes.
Reserva de hospedagem
O site da prefeitura de Pirenópolis disponibilizou informações sobre quais meios de hospedagem estão regularizados e podendo receber turistas. Consulte aqui.