O brasileiro quer ficar mais perto da natureza, acha que o desmatamento é a maior ameaça para ela e acredita que cuidar do verde é uma responsabilidade também do cidadão. Estes foram alguns dados apresentados em uma pesquisa sobre o que pensam os brasileiros sobre as áreas protegidas e o meio ambiente, encomendada pelo WWF-Brasil ao Ibope Inteligência.
2002 pessoas com idade a partir de 16 anos foram entrevistadas entre os dias 21 e 26 de junho deste ano. Essa é a segunda pesquisa Ibope do tipo, a primeira foi feita em 2014.
Alguns resultados do levantamento:
Contato com a natureza
O desejo de mais contato com a natureza aumentou. 91% por cento dos entrevistados afirmaram que gostariam de ter mais contato com a natureza do que têm hoje em dia, o percentual em 2014 era de 84%. Ao mesmo tempo, 54% não estão satisfeitos com as áreas verdes em suas cidades, o número era 56% há quatro anos.
Ameaça à natureza
O desmatamento das florestas é considerado a maior ameaça para a natureza, com 27% das menções, seguido pela poluição das águas (26%).
Orgulho nacional
Perguntados sobre os motivos de orgulho para o país, houve uma queda em relação ao ano de 2014 quando 58% dos brasileiros entrevistados afirmaram orgulho do meio ambiente e suas riquezas; no levantamento atual o número caiu para 39%. Apesar disso, o meio ambiente ainda lidera o ranking de orgulho nacional.
Serviços ambientais (Benefícios) das Unidades de Conservação
Quando apresentados a uma cartela indicando os possíveis benefícios (serviços ambientais) que as Unidades de Conservação geram para a sociedade, os entrevistados apontam a melhoria da qualidade do ar (51%), proteção de nascentes e rios (45%) e proteção da diversidade de animais e plantas (44%) como principais benefícios.
Você pode baixar a pesquisa aqui.
Com informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).