A Bolívia recebeu 1 milhão de turistas estrangeiros no último ano. 80% deles, mochileiros. A informação foi dada recentemente pelo viceministro de Turismo do país, Marko Marcelo Machicao Bankovic.
A movimentação econômica calculada foi de 1 bilhão de dólares, valor maior que os 875 milhões registrados em 2011.
O destino mais visitado no país de acordo com levantamentos do governo, foi o Salar de Uyuni, seguido do Lago Titicaca, este ‘compartilhado’ com o vizinho, Peru.
Este ano o turismo boliviano investirá na promoção de destinos ainda pouco explorados no país como o Parque Nacional Madidi, ao norte de La Paz, as Missões Jesuíticas na região oriental de Santa Cruz e os atrativos culturais de Tarija.
Para 2013 serão trabalhados também projetos para melhoria da infraestrutura nos principais pontos turísticos do país e na criação de postos fronteiriços com informação para os visitantes.
Perfil dos visitantes
80% dos visitantes que chegaram à Bolívia foram mochileiros, os outros 20% chegaram através de pacotes turísticos, segundo informações oficiais. A tendência tem se repetido ano a ano e tem sido criticada por operadores de turismo que consideram que o movimento econômico do setor seria maior se fosse incentivado o turismo organizado (pacotes).
Machicao destacou a importância do turismo mochileiro no país. Para o Estado boliviano “não é negativo o turismo mochileiro, pois ele também tem muita capacidade de gasto, este que não se reduz a uma empresa, hotel ou a um guia, mas a outros setores envolvidos com a atividade turística”.
Mais sobre a Bolívia, aqui.
Com informações do Viceministerio de Turismo e Hosteltur
Realmente um país com beleza única e surreal! Mochilar vem se tornando atualmente uma modalidade de turismo diferente do convencional. Geralmente são pessoas que querem fugir do convencional. O mochileiro, ao contrátio do que muitos pensam, possui poder aquisitivo pleno e que em sua grande maioria deixam capital principalmente pelo fato de permanecer bem mais tempo de viagem que muitos turistas (isso já é resultado de diversas pesquisas). É na verdade um estilo de vida também caracterizado pelo perfil de quem gosta de aventurar! Por isso, vamos nessa para mais viagens!
12 dias para mais uma aventura… uhuullll!
Acabei de voltar, o turismo é só mochileiros, Bolívia tem lugares lindos.
Haaa!
Ainda vai chegar a nossa vez!
é isso ai! Mochileiro tbm é consumidor e consumidor consciente.
Qualquer dia desses estarei por lá, de mochila nas costas e saco de dormir!
Muito bom!
Ainda bem que somos mochileiros chiques….kkkkk…né? Kátia Amorim, Rogério Leite.