Já estamos chegando ao quinto mês do ano e, sabemos, você segue cheio(a) de vontade de cair na estrada. Se sua mochilada será pelo Brasil, opções não faltam – dos destinos mais conhecidos, mas que ainda conseguem encantar, aos pouco explorados, o país, neste quesito não fica devendo.
Confira abaixo a seleção feita pelo site de venda de passagens de ônibus, Guichê Virtual que sugere destinos mês a mês:
Maio – Chapada dos Veadeiros (GO)
Com o fim das chuvas, a vegetação do cerrado fica incrível e as cachoeiras mais seguras, já que durante o verão há o perigo de ocorrerem trombas d’água. Somente no município de Alto Paraíso, principal entrada para a Chapada, são mais de 120 cachoeiras catalogadas, além de trilhas para montanhas deslumbrantes, cânions, águas termais, etc. Para os mochileiros e amantes da natureza, é um destino perfeito para explorar as belezas naturais da região.
– Dicas, informações e experiências de viagem por lá podem ser conferidas no https://goo.gl/i668Ab
Junho – Campina Grande (PB)
Com a chegada do friozinho, as tão esperadas e tradicionais festas juninas são uma boa pedida no mês de junho. A maior festa de São João do Brasil acontece em Campina Grande, a uma hora e meia da capital de Paraíba, João Pessoa. É lá que você poderá aproveitar todas as atrações da grande festa, que chega a reunir cerca de 100 mil pessoas por noite. Uma boa oportunidade para se divertir com as quadrilhas e danças populares, além de se deliciar com os doces e comidas típicas das festas juninas.
– Dicas, informações e experiências de viagem por lá podem ser conferidas no https://goo.gl/WCV74Y
Julho – Natal (RN)
Se comparado ao período de férias de janeiro, viajar para o Nordeste em julho pode ser vantajoso. Os preços não são tão altos e a procura também é menor. E a nossa sugestão de destino na região mais quente do país é Natal. É conhecida como a “Cidade do Sol”, pois quase todos os dias do ano há sol e céu azul. É um município com boa infraestrutura e que oferece muitas atrações ao turistas, sem contar as praias que ficam próximas a Natal como Pipa e Genipabu.
– Dicas, informações e experiências de viagem por lá podem ser conferidas no https://goo.gl/pcNawx
Agosto – Nobres (MT)
Viajar na época de seca a Nobres, no centro-oeste brasileiro, é uma vantagem em comparação aos períodos chuvosos, que podem turvar as águas azuis e cristalinas das nascentes e dos rios. As atrações do lugar ficam concentradas no distrito de Nobres, chamado de Bom Jardim, situado a 65 km de distância da prefeitura municipal. Há quem brinque que Nobres é considerado o primo pobre de Bonito, no Mato Grosso do Sul. Isso porque a cidade também tem rios com águas de um tom azul-celeste e azul-turquesa, mas com preços mais camaradas que Bonito. Algumas das atrações do lugar são: Balneário Estivado, a Lagoa Salobão, o Reino Encantado (nome merecido, aliás), a Cachoeira da Serra Azul e a Lagoa das Araras.
– Dicas, informações e experiências de viagem por lá podem ser conferidas no https://goo.gl/JLSB4x
Setembro – Brumadinho (MG)
Em setembro as chuvas ainda não são tão frequentes e o clima é muito agradável. Além disso, o mês tem feriado nacional, o que pode te ajudar na hora de planejar sua viagem. Brumadinho é uma cidade mineira ainda pouco explorada pelos turistas brasileiros, mas que pode te agradar muito. É em Brumadinho que fica o Instituto Inhotim, maior museu a céu aberto do mundo. A cidade também tem atrações para os amantes da natureza, como trilhas no Parque Estadual do Rola Moça e na Serra da Moeda.
– Dicas, informações e experiências de viagem por lá podem ser conferidas no https://goo.gl/A05StE
Outubro – Litoral de Alagoas (AL)
Outubro ainda não é considerado alta temporada e conhecer as praias do litoral alagoano nesta época pode ser uma boa oportunidade. Primeiro porque as praias não costumam ficar tão lotadas quanto no verão e a possibilidade de encontrar mais hotéis disponíveis é maior. E o melhor: os preços ficam mais acessíveis nesta época do ano. Ao viajar para lá, não deixe de conhecer as praias de Maragogi, do Patacho, do Gunga e Barra de São Miguel.
– Dicas, informações e experiências de viagem por lá podem ser conferidas no https://goo.gl/yEhHVU
Novembro – Florianópolis (SC)
Não por acaso é conhecida como a “Ilha da Magia”. Floripa combina boa infraestrutura com belezas naturais exuberantes, como as encontradas na praia da Daniela e na Ilha do Campeche. A cidade tem pontos turísticos para solteiros que buscam badalação e locais que oferecem nada menos que sossego para turistas que viajam em família. Ir para lá em novembro pode ser uma excelente opção já que nesta época do ano a cidade ainda tem praias com areias tranquilas, sem muito movimento e filas.
– Dicas, informações e experiências de viagem por lá podem ser conferidas no https://goo.gl/f0j5Gs
Dezembro – Alter do Chão (PA)
Alter é uma aldeia de pescadores a 38 quilômetros de Santarém, a segunda maior cidade do Pará. Foi eleita recentemente uma das praias mais bonitas do Brasil pelo jornal inglês The Guardian, muito provavelmente pelas suas águas claras e areias branquinhas. Com o início do verão, este pode ser um destino incrível para curtir o último mês do ano com tranquilidade. Alter é pouco explorado pelos brasileiros, que ainda não descobriram as belezas do caribe amazônico.
– Dicas, informações e experiências de viagem por lá podem ser conferidas no https://goo.gl/FRli0D
Nota: Os links que levam às experiências de outros viajantes (e a outras informações) publicadas no site Mochileiros.com podem apresentar conteúdo dos lugares sugeridos e também de destinos relacionados na região de cada um deles, por exemplo.
Texto: Guichê Virtual e Redação.