Bateu o cansaço da rotina, do trabalho, do estresse e precisa de uma viagem? Queria estar naquele lugar dos sonhos, mas se sente que problemas do dia-a-dia estão te segurando? A solução pode estar mais perto do que você imagina. Basta você dar o primeiro passo para planejar!
Nesse post a gente vai te ajudar a traçar um caminho para que você consiga realizar esse seu sonho já. Isso vai envolver um pouquinho de planejamento, mas nada que você não consiga tirar de letra.
Agenda
Em primeiro lugar, você precisa encontrar um espaço na sua agenda. Mesmo que seja um fim de semana, você precisa tirar um temp
o pra você. Se você tem um maridão ou uma namorada para viajar junto, aproveite ainda mais esses momentos!
Não precisa ser aquela data perfeita, mas organize-se e garanta que você tenha pelo menos um ou dois dias de descanso para se desligar das suas obrigações futuras. Não fique deixando pra depois, porque você também é importante! Fica a dica: o mês de abril tem feriado nos três últimos finais de semana (14, 21 e 1º de maio)!
Orçamento
Para fazer uma viagem divertida, não é preciso fazer nenhuma loucura. Veja o quanto você tem disponível no seu orçamento e encontre maneiras acessíveis de realizar a sua viagem. Para conseguir bons preços em passagens de avião em cima da hora, uma ótima opção é viajar com milhas. Outras opções são os vários sites de busca de hotéis com preço acessível. Planeje o quanto pretende gastar com alimentação, lazer e quais atrações deseja visitar. Em ocasiões especiais (aniversário de casamento, lua de mel ou outras comemorações), você pode contar com os seus amigos e familiares para te ajudarem com um financiamento coletivo, como o que o Vouali oferece. Esse é um presente e tanto!
Passagem
Na hora de comprar as passagens, vale sempre usar buscadores para encontrar os trechos mais baratos. Isso inclusive pode influenciar no destino que você vai escolher! Como dissemos acima, é muito válido utilizar milhas para viajar, principalmente em voos com a data próxima. Se você não possui milhas acumuladas ou o suficiente delas, existem sites e aplicativos que fazem venda e compra delas (conheça o MaxMilhas). Vale a pena conferir! Separe os documentos necessários e vamos viajar!
Estadia
Como adiantamos, você também consegue encontrar vários hotéis com preços acessíveis em buscadores da internet (veja o Trivago, booking.com ou Airbnb). Se for mais descolado, porque não buscar um couchsurfing? Se você pretende ir para um passeio ao ar livre, por exemplo, não precisa se preocupar com um hotel de luxo onde só as suas malas vão descansar!
Destino
Com o seu orçamento em mãos, é hora de finalmente decidir onde você vai encontrar o seu descanso! A dica aqui é você listar alguns lugares que queira conhecer e pesquisar o custo dessa viagem, incluindo passagens, estadia, alimentação e uma estimativa de programas que deseja fazer.
Caso queira viajar para o exterior, você precisa do seu passaporte em dia e, dependendo do destino, pode precisar de um visto. Você também vai precisar de moeda estrangeira, então uma pesquisa em casas de câmbio já é um passo importante para economizar. Em aeroportos as moedas costumam ser mais caras, e usar o cartão de crédito (que precisa ser internacional) vai te gerar taxas de imposto. Caso opte mesmo assim pelo cartão de crédito, verifique na sua agência bancária se ele não precisa de um desbloqueio prévio.
Clima
Tudo pronto! Já é hora de fazer a mochila e se animar para a viagem. Pesquise como é o clima no seu destino (se está frio, quente ou chuvoso) e evite imprevistos. Agradeça os seus amigos, se desligue dos compromissos que virão e aproveite! Boa viagem!
Foto: Divulgação VouAli.com